Repository logo
 
Publication

A Linguagem Clownesca do Cinema de Charles Chaplin

dc.contributor.advisorAraĆŗjo, Nelson
dc.contributor.authorLabriola, João Francisco da Rosa
dc.date.accessioned2023-01-19T10:28:08Z
dc.date.available2023-01-19T10:28:08Z
dc.date.issued2023-01-04
dc.description.abstractAo entender a figura de Chaplin como um grande enigma tanto para encenadores e atores quanto para profissionais da Ôrea de cinema, esse trabalho busca refletir sobre suas prÔticas sob a ótica do clown. Chaplin é normalmente referenciado como um comediante do cinema, mas suas raízes no Vaudeville pedem um olhar mais atento. Esse contexto hÔ muito perdeu sua conexão com a prÔtica artística no cinema atual, sendo possível e até desejÔvel, porém, rever essa questão e as possibilidades aqui presentes. As poéticas existentes atualmente para treinamento de atores profissionais no cinema, estabelecem um distanciamento hierÔrquico e um alienamento metodológico com os diretores. HÔ, portanto, a compreensão de que para se fazer um filme, um detalhado guião é necessÔrio, sem ter qualquer conexão com os atores, que serão seus intérpretes sob o comando do realizador. Em outros campos das artes performativas, entretanto, a ideia de um ator-criador jÔ vem sendo praticada e elaborada hÔ muitos anos. Se trata da possibilidade de contar histórias através dos impulsos criativos do próprio ator, sejam eles psicológicos, estéticos, sensoriais, de memórias ou mesmo de movimento. Essa possibilidade permite uma mais potente colaboração entre realizador e ator, assim como cria a possibilidade de um ator-autor ou de um realizador-performer, compreendendo o ato de criar com a câmera como uma arte feita no momento presente, construída a partir de estímulos geradores de narrativa, ou vindos a partir da própria narrativa, surgindo. O clown permite um outro olhar para o mundo, um olhar lúdico e cÓmico, mas também atento aos detalhes e apto a responder às mais diversas situações. Esse trabalho busca iniciar a possível pesquisa dessas possibilidades no cinema, levantar perguntas, sugerir anÔlises e convidar a prÔticas que reconectem os realizadores contemporâneos com as possibilidades dramatúrgicas que habitam o imaginÔrio, a arte popular sempre presente na cultura humana e as potências esquecidas do indivíduo, que o clown revela com um sorriso.pt_PT
dc.identifier.tid203180984pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43258
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCharles Chaplinpt_PT
dc.subjectClownpt_PT
dc.subjectCinema de autorpt_PT
dc.subjectAtor criadorpt_PT
dc.subjectCinema contemporâneopt_PT
dc.titleA Linguagem Clownesca do Cinema de Charles Chaplinpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Artes e Design
thesis.degree.nameRealização - Cinema e Televisãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
JL_DissertaƧao Final.pdf
Size:
2.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: