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A Linguagem Clownesca do Cinema de Charles Chaplin
dc.contributor.advisor | AraĆŗjo, Nelson | |
dc.contributor.author | Labriola, João Francisco da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T10:28:08Z | |
dc.date.available | 2023-01-19T10:28:08Z | |
dc.date.issued | 2023-01-04 | |
dc.description.abstract | Ao entender a figura de Chaplin como um grande enigma tanto para encenadores e atores quanto para profissionais da Ć”rea de cinema, esse trabalho busca refletir sobre suas prĆ”ticas sob a ótica do clown. Chaplin Ć© normalmente referenciado como um comediante do cinema, mas suas raĆzes no Vaudeville pedem um olhar mais atento. Esse contexto hĆ” muito perdeu sua conexĆ£o com a prĆ”tica artĆstica no cinema atual, sendo possĆvel e atĆ© desejĆ”vel, porĆ©m, rever essa questĆ£o e as possibilidades aqui presentes. As poĆ©ticas existentes atualmente para treinamento de atores profissionais no cinema, estabelecem um distanciamento hierĆ”rquico e um alienamento metodológico com os diretores. HĆ”, portanto, a compreensĆ£o de que para se fazer um filme, um detalhado guiĆ£o Ć© necessĆ”rio, sem ter qualquer conexĆ£o com os atores, que serĆ£o seus intĆ©rpretes sob o comando do realizador. Em outros campos das artes performativas, entretanto, a ideia de um ator-criador jĆ” vem sendo praticada e elaborada hĆ” muitos anos. Se trata da possibilidade de contar histórias atravĆ©s dos impulsos criativos do próprio ator, sejam eles psicológicos, estĆ©ticos, sensoriais, de memórias ou mesmo de movimento. Essa possibilidade permite uma mais potente colaboração entre realizador e ator, assim como cria a possibilidade de um ator-autor ou de um realizador-performer, compreendendo o ato de criar com a cĆ¢mera como uma arte feita no momento presente, construĆda a partir de estĆmulos geradores de narrativa, ou vindos a partir da própria narrativa, surgindo. O clown permite um outro olhar para o mundo, um olhar lĆŗdico e cĆ“mico, mas tambĆ©m atento aos detalhes e apto a responder Ć s mais diversas situaƧƵes. Esse trabalho busca iniciar a possĆvel pesquisa dessas possibilidades no cinema, levantar perguntas, sugerir anĆ”lises e convidar a prĆ”ticas que reconectem os realizadores contemporĆ¢neos com as possibilidades dramatĆŗrgicas que habitam o imaginĆ”rio, a arte popular sempre presente na cultura humana e as potĆŖncias esquecidas do indivĆduo, que o clown revela com um sorriso. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203180984 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43258 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Charles Chaplin | pt_PT |
dc.subject | Clown | pt_PT |
dc.subject | Cinema de autor | pt_PT |
dc.subject | Ator criador | pt_PT |
dc.subject | Cinema contemporâneo | pt_PT |
dc.title | A Linguagem Clownesca do Cinema de Charles Chaplin | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Artes e Design | |
thesis.degree.name | Realização - Cinema e Televisão | pt_PT |