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Authors
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Abstract(s)
Este trabalho de investigação tem como objetivo aferir quais as tarefas e valências
específicas necessárias para a manutenção permanente de UAS, em contraste com os
requisitos preconizados nos regulamentos de aeronavegabilidade permanente de aeronaves
militares.
A aeronavegabilidade consiste na avaliação e certificação de uma aeronave voar de
acordo com os padrões de segurança estabelecidos. Esta é dividida em aeronavegabilidade
continuada, que avalia a condição de uma aeronave após a sua construção, e a
aeronavegabilidade permanente, que estabelece as ações de manutenção necessárias para
manter os níveis de aeronavegabilidade pretendidos durante a sua operação. Para assegurar
que os UAS atingem os padrões aeronáutica atuais, é importante perceber como os
regulamentos podem ser adaptados para responder à sua especificidade.
Para aferir quais as tarefas e valências de manutenção específicas para UAS, é
desenvolvido um modelo qualitativo e indutivo fazendo uso da análise de literatura e dados
recolhidos através de entrevistas estruturadas a pessoal de manutenção de UAS. As
dimensões consideradas seguem o modelo SHELL preconizado pela ICAO para a análise de
fatores humanos em sistemas aeronáuticos. A partir do modelo gerado, é sintetizado um
conjunto de conteúdos curriculares como proposta para adequação a UAS dos conteúdos
requeridos no EMAR 66. Abstract: This research work has the objective of assessing which specific tasks and skills are
necessary for the continuous maintenance of UAS, in contrast with the requirements
recommended in the rules and regulations for continuous airworthiness of militar aircrafts.
Airworthiness consists on the evaluation and certification of the capability of an
aircraft to fly in compliance with the established safety standards. It is divided in initial
airworthiness, which evaluates the condition of na aircraft after its construction, and the
continuous airworthiness, which establishes what are the necessary maintenance actions in
order to keep the desired airworthiness levels during operation. In order to assure that UAS
meet the current aeronautics standards, it is paramount to understand how the rules and
regulations can be adapted to cope with its specific features.
In order to understand which are the specific maintenance tasks and skills specific for
UAS, it is developed a qualitative and inductive model taking into consideration a literature
analysis and structured interviews to UAS maintenance personnel. The dimensions
considered follow the SHELL model recommended by ICAO for the analysis of human
factors in aviation. From the developed model, it is synthesized a set of learning topics that
serves as a proposal for extending the basic skills required by the EMAR 66.
Description
Keywords
UAS Manutenção Aeronavegabilidade EMAR 66 Maintenance Airworthiness