Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Envolver o aluno na sua aprendizagem e comportamento: relatório final

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_CASTRO.pdf1.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final evidencia as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, associadas às práticas supervisionadas de estágio em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Deste modo, neste documento caraterizam-se os contextos de intervenção, fundamentam-se as opções pedagógicas mobilizadas nos processos de ensino e de aprendizagem, reflete-se sobre os aspetos mais significativos experienciados ao longo do estágio nos dois ciclos de escolaridade (experiencias-chave) e apresenta-se um estudo exploratório sobre a indisciplina na sala de aula, circunscrito à turma onde estagiei em 1.º CEB, visando a sua compreensão e melhoria. Como refere Maria Teresa Estrela (1991), os comportamentos indisciplinados dos alunos são dos maiores problemas que perturbam o ambiente e a qualidade do ensino nos espaços escolares. Por conseguinte, a compreensão do comportamento indisciplinado na sala de aula é um primeiro passo para uma posterior intervenção fundamentada. Assim, o presente estudo permitiu evidenciar o seguinte: i) os comportamentos referidos como os mais problemáticos relacionam-se com a obstrução à ação dos colegas; movimentos de deslocação na sala não autorizados; réplicas à ação disciplinadora da professora e bullying verbal dirigido aos colegas; ii) apesar de os alunos terem uma correta conceção de regra e de disciplina, não agem de acordo com os níveis morais mais escolhidos por si próprios; iii) existem diferenças significativas na conceptualização da indisciplina em função do sexo.

Description

Keywords

Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue