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As capacidades aritméticas de jovens atletas:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Serra, Lídia | |
dc.contributor.author | Guerreiro, Cristiana | |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T11:01:45Z | |
dc.date.available | 2022-08-09T11:01:45Z | |
dc.date.issued | 2022-07-07 | |
dc.description.abstract | As capacidades cognitivas, nomeadamente as capacidades aritméticas, têm sido cada vez mais notadas no desempenho desportivo dos atletas. O presente estudo investigou o modo como as características sociodemográficas, de prática desportiva, a ansiedade, a mentira e a atenção, explicam as capacidades aritméticas de infantojuvenis no contexto desportivo. A uma amostra de 108 atletas, com idades entre os 8 e os 16 anos, foi aplicado um protocolo de estudo composto por: um questionário sociodemográfico, para recolher informações que permitissem a caracterização dos participantes; a Escala Revista de Ansiedade Manifesta para Crianças (Revised Children’s Manifest Anxiety Scale CMAS-R), para avaliar os sintomas de ansiedade e níveis de mentira; o Teste de Atenção – d2, para estimar a capacidade de atenção seletiva e a concentração; e o subteste Aritmética, pertencente à Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (Wechsler Intelligence Scale for Children – third edition WISC-III), para avaliar a aptidão de cálculo, a capacidade de raciocínio lógico-matemático e de resolução de problemas. Os resultados revelaram diferenças significativas nas capacidades aritméticas em relação à idade, à escolaridade e aos anos de prática desportiva. Verificaram-se correlações significativas entre as características sociodemográficas, os anos de prática desportiva, a ansiedade, as dimensões da atenção e as capacidades aritméticas. A ansiedade foi a única preditora significativa das capacidades aritméticas dos participantes. Neste sentido, importa considerar estas variáveis na intervenção em contextos desportivos para auxiliar os jovens na melhoria das suas capacidades aritméticas e resolução de problemas em jogo, permitindo uma melhor compreensão do ambiente e promoção da performance desportiva. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203050800 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41584 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Capacidades aritméticas | pt_PT |
dc.subject | Ansiedade | pt_PT |
dc.subject | Mentira | pt_PT |
dc.subject | Atenção | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Crianças e adolescentes | pt_PT |
dc.title | As capacidades aritméticas de jovens atletas: | pt_PT |
dc.title.alternative | o impacto da ansiedade, mentira e atenção | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |