Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
967.52 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
"O presente estudo tem como foco a comunicação na área da educação, mais precisamente direcionado a educadores de infância e professores de 1º ciclo. Pretende conhecer a consciência destes profissionais relativamente às suas competências comunicativas e o impacto das mesmas na sala de aula.
A questão de partida: «Será que os educadores de infância e professores de 1º ciclo têm consciência das suas competências comunicativas e da consequente influência na ação educativa?», tem como objetivo procurar saber o impacto das comunicações feitas por parte destes profissionais da educação, nomeadamente em que situações são facilitadoras, ou não, da ação e relação pedagógica.
Os participantes serão de 1 professor de 1º ciclo e 1 educador de infância para as entrevistas, e cerca de 15 professores de 1º ciclo e 15 educadores de infância para a posterior aplicação dos questionários.
Pretende-se no final do estudo realizar uma reflexão acerca das atitudes e ações que facilitem a ação pedagógica dos docentes destes níveis de ensino, isto para possibilitar a partilha de algumas estratégias de promoção da competência comunicativa."
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
Keywords
Educadores de infância Professores de 1º ciclo Comunicação Competências emocionais Competências comunicativas Acção pedagógica
Citation
Vargas, M.S. (2012). Estratégias para o desenvolvimento da competência comunicativa em educadores de infância e professores de 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Supeiror de Educação.