Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Nos últimos anos, tem-se verificado um notório aumento da utilização da banca
através da Internet. Uma realidade que conduziu as instituições financeiras a estarem
cada vez mais próximas dos seus clientes e a disponibilizarem os seus serviços nos
mais diversos canais de distribuição.
O presente trabalho tem como propósito estudar os determinantes da lealdade
envolvidos na relação do setor bancário com os seus clientes na vertente do marketing
relacional. O objetivo principal, subjacente à concretização deste trabalho, consiste em
apresentar os efeitos que estas novas tendências do marketing poderão ter na escolha
e na preferência do consumidor, face à alargada oferta bancária existente em território
português. Para tal, foi desenvolvido um modelo conceptual, que traça as relações de
interdependência que existem entre diferentes variáveis inerentes ao relacionamento
dos bancos com os seus clientes, suscetíveis de promoverem a lealdade.
A técnica de amostragem, utilizada neste estudo, foi de natureza não probabilística,
tendo-se recorrido a uma amostra por conveniência, constituída por 207 respostas. O
modelo proposto foi testado através da aplicação da análise de regressão linear múltipla,
com recurso ao SPSS. Das onze hipóteses propostas, apenas uma não foi corroborada.
Os resultados do nosso estudo mostram o papel fundamental que o internet banking
assume na qualidade do serviço prestado pela banca online, revelando-se, esta última,
essencial para o valor percebido pelos clientes. Na obtenção da satisfação dos clientes
com a banca online, a qualidade de serviço prestado pela banca revela-se mais
importante do que o valor percebido pelos clientes. Por sua vez, a confiança dos clientes
na banca online resulta quer do valor percebido pelos clientes quer da satisfação obtida
por estes quando usam a banca online. O compromisso dos clientes com a banca online
assenta na confiança que os clientes depositam nesta. Por fim, no que toca à lealdade
dos clientes à banca online, esta resulta da confiança que os clientes depositam neste
tipo de banca, do compromisso estabelecido entre os clientes e o banco, e da satisfação
obtida pelos clientes com o uso deste tipo de banca. Realce-se que a confiança dos
clientes na banca online é a variável que gera um maior impacto na lealdade ao banco
Description
Keywords
Marketing relacional Bancos Lealdade Clientes