Publication
O contributo da expressão dramática para a promoção da cooperação e da interação
dc.contributor.author | Cipriano, Elsa Jacinto | |
dc.contributor.author | Brito, Rita | |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T10:03:35Z | |
dc.date.available | 2013-09-18T10:03:35Z | |
dc.date.issued | 2013-06 | |
dc.description.abstract | De acordo com Aguilar (2001) “O jogo é, para a criança, o seu meio privilegiado de expressão” (p. 21), assumindo este, um papel primordial no desenvolvimento da personalidade, tornando-o uma atividade singular de aprendizagem ativa, de interação, de comunicação e de cooperação. Assim, o jogo dramático é defendido por alguns autores como uma atividade que para além de impulsionar o desenvolvimento social da criança, favorece simultaneamente a linguagem, chegando a ser considerado por Read, um dos críticos de arte mais conceituados a nível internacional e criador do termo “Education Throug Art (1943), como “um dos melhores métodos educativos” (Read, citado em Sousa, 2003, p.20). Sendo o jogo dramático uma forma natural de expressão, facilitador do processo de cooperação e de interação, é objetivo deste projeto analisar qual o contributo que a Expressão Dramática poderá proporcionar no desenvolvimento da cooperação e da interação entre as crianças em idade pré-escolar. Para isso foi desenvolvido um projeto com 25 crianças em idade pré-escolar, de modo a dar resposta à questão de investigação colocada: Poderá a Expressão Dramática fomentar o desenvolvimento da cooperação e da interação? Esta investigação segue uma metodologia qualitativa, nomeadamente a investigação-ação, privilegiando-se a observação participante propriamente dita. Como instrumentos de recolha de dados contemplaremos as reflexões pessoais, as grelhas de avaliação e o registo fotográfico, sendo que a avaliação passará pela análise destes instrumentos. Podemos referir que, no que à comunicação e interação diz respeito, a implementação destas atividades veio proporcionar um apelo à interação e à comunicação das crianças, uma vez que este tipo de jogo evoca à cooperação e à interação entre os seus elementos. Torna-se assim possível concluir, que a implementação de atividades de jogo dramático favorece o desenvolvimento da cooperação e da interação. | por |
dc.identifier.citation | In: Jornadas Pedagógicas - Supervisão, liderança e cultura de escola. 21 e 22 Junho 2013.Odivelas: ISCE, 2013 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4710 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Expressão dramática | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.title | O contributo da expressão dramática para a promoção da cooperação e da interação | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |