Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comportamento da criança na consulta de odontopediatria

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Silva_Iara_Filipa_Brandão_e.pdf389.37 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Em odontopediatria, existe uma elevada exigência clínica, podendo assim, existir algumas manifestações comportamentais como o medo. Este caracteriza-se por uma emoção presente nos seres humanos, desde a infância, mantendo-se presente no nosso cotidiano, durante todo o desenvolvimento. Outra manifestação emocional recorrente que não é inevitável é a ansiedade, sendo proporcional ao nível da dor. Na generalidade, segue-se uma sensação de perigo suscitando desconforto e inquietação. A influência dos pais no decorrer das consultas auxilia a realização de exames, de forma a proporcionar um suporte físico e psicológico às crianças. Contudo, para o médico-dentista a ausência dos pais proporciona maior atenção e adesão do paciente, evitando comportamentos não cooperantes inclusive recusa do tratamento. Deste modo, melhora a comunicação médico-dentista/paciente/pais. As técnicas de controlo comportamental são fundamentais, para reduzir o medo e obter um tratamento mais cooperativo durante a consulta. Assim, o conhecimento do profissional, sobre os diferentes tipos de comportamento infantil, permitirá efetuar uma seleção da melhor técnica a utilizar, de forma regrada e adequada a cada criança. Este estudo tem como objetivo apresentar as complicações do comportamento da criança na consulta de odontopediatria, a influência da presença dos pais estabelecendo técnicas de controlo comportamental, de forma a melhorar o desempenho da criança durante a consulta de odontopediatria. Serão consultadas as bases de dados com artigos publicados nos últimos 10 anos: PubMed, Google Académico, SciELO, Scopus, Web of Science, American Academy of Peadiatric Dentistry.
There is a high clinical demand for pediatric dentistry, and there may be some behavioral manifestations such as fear. This is characterized by an emotion present in human beings, since childhood, remaining present in our daily lives, throughout development. Another recurring emotional manifestation that is not inevitable is anxiety, being proportional to the level of pain. In general, a sense of danger follows, causing discomfort and restlessness. The influence of parents during the consultation helps carry out exams to provide physical and psychological support to children. However, for the dentist, the absence of parents provides greater attention and patient adherence, avoiding uncooperative behaviors including refusal of treatment. In this way, it improves doctor-dentist/patient/parent communication. Behavioral control techniques are essential to reduce fear and obtain a more cooperative treatment during the consultation. Thus, the professional's knowledge of the different types of child behavior will allow a choice of the best technique to be used, in a regulated way, suitable for each child. This study aims to present the complications of the child's behavior in the pediatric dentistry consultation, the influence of the parents' present establishing and behavioral control techniques child's performance during the pediatric dentistry consultation. The following databases will be consulted with articles published in the last 10 years: PubMed, Google Scholar, SciELO, Scopus, Web of Science, American Academy of Pediatric Dentistry.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Ansiedade dentária Odontopediatria Comportamento infantil Medo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License