Repository logo
 
Publication

Perceção dos professores do 1º Ciclo Ensino Básico sobre o envolvimento parental de alunos com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motor

dc.contributor.authorPinho, Ângela Susana Duarte
dc.date.accessioned2013-04-19T18:04:07Z
dc.date.available2013-04-19T18:04:07Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação e Cuidados na Primeira Infância, orientada por Maria Cristina Campos de Sousa Faria, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.description.abstracttemática do envolvimento parental de alunos com NEE no processo educativo tem, nos últimos anos, sido alvo de diversos estudos e tem vindo a sofrer alterações significativas. Inicialmente os pais começaram por ser apontados pelos professores/escola como a causa do problema dos seus filhos, atualmente são considerados como parte integrante do processo de desenvolvimento educativo, sendo-lhe reivindicado que assumam um papel interventivo e ativo. O presente Estudo equaciona as relações entre a escola e as famílias de alunos com NEE de caráter permanente do domínio cognitivo e motor, na perspetiva dos professores do 1º CEB. Constitui objetivo deste estudo a análise do envolvimento parental destas famílias, nomeadamente, no que respeita ao tipo de participação, ao contributo do envolvimento parental enquanto fator de sucesso e de inclusão escolar, ao papel dos professores neste envolvimento e às ações desenvolvidas. Em sequência dos resultados obtidos foi traçado um plano de intervenção, com um conjunto de estratégias de envolvimento dos pais de alunos com NEE nas escolas. Este poderá contribuir para a estimulação da participação dos pais no processo ensino/aprendizagem, promovendo um ensino mais eficaz destes alunos.por
dc.identifier.citationPinho, A. S. D. (2012). Perceção dos professores do 1º Ciclo Ensino Básico sobre o envolvimento parental de alunos com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motor. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/3986
dc.language.isoporpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEnvolvimento parentalpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.titlePerceção dos professores do 1º Ciclo Ensino Básico sobre o envolvimento parental de alunos com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto Ângela.pdf
Size:
982.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: