Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perceção dos professores do 1º Ciclo Ensino Básico sobre o envolvimento parental de alunos com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motor

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto Ângela.pdf982.05 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

temática do envolvimento parental de alunos com NEE no processo educativo tem, nos últimos anos, sido alvo de diversos estudos e tem vindo a sofrer alterações significativas. Inicialmente os pais começaram por ser apontados pelos professores/escola como a causa do problema dos seus filhos, atualmente são considerados como parte integrante do processo de desenvolvimento educativo, sendo-lhe reivindicado que assumam um papel interventivo e ativo. O presente Estudo equaciona as relações entre a escola e as famílias de alunos com NEE de caráter permanente do domínio cognitivo e motor, na perspetiva dos professores do 1º CEB. Constitui objetivo deste estudo a análise do envolvimento parental destas famílias, nomeadamente, no que respeita ao tipo de participação, ao contributo do envolvimento parental enquanto fator de sucesso e de inclusão escolar, ao papel dos professores neste envolvimento e às ações desenvolvidas. Em sequência dos resultados obtidos foi traçado um plano de intervenção, com um conjunto de estratégias de envolvimento dos pais de alunos com NEE nas escolas. Este poderá contribuir para a estimulação da participação dos pais no processo ensino/aprendizagem, promovendo um ensino mais eficaz destes alunos.

Description

Dissertação de mestrado em Educação e Cuidados na Primeira Infância, orientada por Maria Cristina Campos de Sousa Faria, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.

Keywords

Professores Família Envolvimento parental Necessidades educativas especiais

Citation

Pinho, A. S. D. (2012). Perceção dos professores do 1º Ciclo Ensino Básico sobre o envolvimento parental de alunos com necessidades educativas especiais do domínio cognitivo e motor. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License