Publication
Dislexia: o contributo de estratégias na intervenção do desenvolvimento do défice da consciência fonológica em alunos do 3º ciclo
dc.contributor.author | Lima, Julieta Pires de | |
dc.date.accessioned | 2012-08-01T10:10:14Z | |
dc.date.available | 2012-08-01T10:10:14Z | |
dc.date.issued | 2012-07 | |
dc.description.abstract | Considerando que a procura de respostas adequadas ao sucesso dos alunos com necessidades educativas especiais, constitui o grande desafio colocado ao docente de Educação Especial, e sabendo que a opinião generalizada e consensual é que qualquer perturbação ao nível da leitura e escrita tem consequências nefastas nas aprendizagens destes alunos, sendo frequentemente responsáveis pelo seu insucesso escolar, pretende-se essencialmente transmitir os procedimentos e os constrangimentos que existem na intervenção de um aluno do 9º ano com dislexia, por parte da Educação Especial. O presente trabalho divide-se em duas partes: Uma primeira parte onde se faz um breve enquadramento teórico do tema, dislexia, mas aprofundando mais o capítulo sobre consciência fonológica; na segunda parte procederemos à elaboração do nosso estudo empírico, através de um estudo de caso de um aluno disléxico do 9º ano de escolaridade, para o qual se elabora um plano de intervenção com o objectivo de compensar uma das suas áreas fracas, ou seja, a consciência fonológica. É nossa convicção que uma intervenção fundamentada, estruturada e adequada ao aluno com défice a nível da consciência fonológica é, mesmo em idade avançada, uma fonte de valorização do aluno nas suas capacidades. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2473 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Fonologia | por |
dc.subject | Ensino básico 3º ciclo | por |
dc.title | Dislexia: o contributo de estratégias na intervenção do desenvolvimento do défice da consciência fonológica em alunos do 3º ciclo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |