Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.09 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Apesar dos diferentes estudos e das amplas reformas da Educação Especial, uma questão prevalece sobre todas as outras - o desenvolvimento pessoal e social da criança com Atraso Mental, nomeadamente a criança multideficiente.
A Escola Inclusiva, a educação em ambientes o menos restritivos possível e a interação com pares revelam-se essenciais para que possamos falar de qualidade de vida. A articulação com todos os intervenientes no processo educativo, tomando a família como um parceiro de excelência, é, sem dúvida, sinónimo de enriquecimento mútuo.
O desenvolvimento de competências pessoais e sociais na criança com multideficiência implica uma reflexão contínua sobre a intervenção e a criação/implementação de metodologias e estratégias que assegurem a cada criança a sua condição enquanto indivíduo e cidadão com direito ao sucesso.
Neste estudo será analisado o impacto de uma intervenção individualizada, organizada e implementada de forma sistemática para a promoção da aquisição de competências pessoais e sociais na criança multideficiente.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Atraso mental Desenvolvimento pessoal e social Integração escolar