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Diante a necessidade de renovação contínua da oferta nos mercados atuais, existem duas formas de inovação: a inovação radical e a inovação incremental. Na primeira, privilegia-se a criação de um produto completamente novo e implementa-se uma aprendizagem organizacional de tipo generativo; na segunda, privilegia-se o processo de melhoramento do produto, valorizando os recursos existentes: sejam eles materiais, ou intelectuais, e implementa-se uma aprendizagem organizacional de tipo adaptativo. A inovação de tipo radical é considerada, pelos gestores e especialistas científicos, como o tipo de inovação que mais vantagens proporciona, no sentido de alcançar uma posição de liderança no mercado. Propõe-se, portanto, provar a importância da inovação incremental, considerando a sua relevância na facilitação da criação de riquezas sejam elas materiais (lucro, vantagem concorrencial e desenvolvimento a longo prazo) ou intelectual (formação contínua dos colaboradores e conhecimento organizacional). À luz das hipóteses recolhidas através de uma meta-análise baseada em onze estudos empíricos foram verificadas as nossas hipóteses. Conclui-se que a inovação incremental, sendo a modalidade que mais considera todos os atores do mercado (clientes, distribuidores, colaboradores e a concorrência), no processamento e na execução das novas ideias, encoraja, deste modo, a formação contínua dos colaboradores de uma organização, permitindo a criação de riquezas a longo prazo.
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Keywords
Marketing Inovação Inovação radical Inovação incremental Aprendizagem organizacional Criação de riqueza