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Práticas baseadas em evidências nos contextos inclusivos de jardim de infância: intervenções inseridas nas rotinas

dc.contributor.advisorAmado, Nuno
dc.contributor.advisorCorval, Raquel
dc.contributor.authorAlbergaria, Raquel
dc.date.accessioned2015-06-29T11:48:57Z
dc.date.available2015-06-29T11:48:57Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractPartindo da importância de promover práticas de qualidade e baseadas em evidências no que diz respeito à inclusão de crianças com incapacidade, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto de uma ação de desenvolvimento profissional, nas competências e capacidades dos profissionais que trabalham com crianças com incapacidade entre os três e cinco anos, relativamente ao processo de tomada de decisão e implementação de intervenções inseridas nas rotinas. Esta ação de desenvolvimento profissional, baseada nos módulos do Projeto CONNECT e utilizando os materiais por ele disponibilizados, foi realizada em três sessões de 2h30m. Participaram neste estudo oito profissionais a desenvolver atividade em jardins de infância inclusivos. Os seus conhecimentos acerca da temática em estudo foram avaliados nos momentos pré e pós formação através da análise de um caso hipotético. Foi ainda utilizada uma subamostra de três educadoras, com o objetivo de se avaliarem as suas práticas. Estas educadoras foram submetidas a observações gravadas em vídeo das rotinas diárias das suas salas, também antes e após a ação de desenvolvimento profissional. As observações foram posteriormente avaliadas com uma versão experimental traduzida em português da Inclusive Classroom Profile (ICP), escala de observação estruturada (Soukakou, 2007), que permitiu averiguar a qualidade das respostas e das práticas diárias da sala face às necessidades das crianças com incapacidade. Verificou-se um enriquecimento nos conhecimentos dos participantes acerca das intervenções inseridas nas rotinas e dos processos de tomada de decisão, tendo-se obtido valores significativamente superiores na análise de caso posterior à formação. Quanto às práticas das educadoras, não se verificaram diferenças significativas antes e após a formação. Por fim, através da avaliação da adequabilidade e satisfação dos participantes acerca da ação de desenvolvimento profissional, os participantes consideraram a formação adequada, embora de curta duração. Os resultados são discutidos tendo em conta as suas implicações a nível da formação dos profissionais.por
dc.description.abstractBased on the need to promote evidence-based and high quality practices with respect to the inclusion of children with disabilities, the purpose of this study is to evaluate the impact of a professional development program on skills and capabilities of practitioners working with children with disabilities between three and five years old, about the decision making process and implementation of embedding interventions. This professional development program, based on the CONNECT project and its materials, was performed in three 2h30m sessions. Eight practitioners working in inclusive kindergartens participated in this study. To assess their skills on the theme, we built a hypothetical case to be analyzed before and after the implementation of the professional development program. Additionally, a subsample of participants comprising three early childhood educators was selected in order to assess their practices. Video observations were recorded in each educator classrooms before and after the professional development program. These observations were subsequently evaluated with an experimental version translated to portuguese of the Inclusive Classroom Profile (ICP), a structured observation scale, (Soukakou, 2007), that allowed to evaluate the quality of responses and daily practices of the classroom to the needs of children with disabilities. There was enrichment in the participants’ knowledge on embedded interventions and decision making process, yielding significantly higher values after the training. In reference to educators practices there were no significant differences before and after training. Finally, the satisfaction and adequacy of the professional development program was evaluated, revealing that practitioners considered it an appropriate training, although they found the length of the formation to be too short. The results are discussed taking into account their implications for the training of professionals.por
dc.identifier.tid201879565
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9097
dc.language.isoporpor
dc.titlePráticas baseadas em evidências nos contextos inclusivos de jardim de infância: intervenções inseridas nas rotinaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Precocepor

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