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Abstract(s)
A informação é um recurso que pela sua importância deve ser atendido diariamente
numa gestão útil e atempada. Na agricultura desempenha um papel vital na gestão da
exploração independentemente da sua dimensão. Fazer chegar essa informação aos
produtores agrícolas para que seja útil nas suas atividades diárias com a finalidade de
potenciar os recursos e a produção é um processo que implica a existência de um meio de
comunicação uniformizado e automatizado, ou seja, um sistema de informação.
Contudo, as necessidades de informação são diversas. Segundo a impossibilidade de
atender a todas as situações individualmente, é necessário agrupar casos semelhantes de
acordo com as necessidades de informação e os meios de comunicação utilizados para tal.
O processo que o permite é a caracterização do mercado e posterior segmentação segundo
a sua heterogeneidade. A literatura tem mostrado que na área da comunicação e do
marketing dentro do âmbito agrícola, os produtores preferem o contacto pessoal e que as
novas tecnologias da comunicação começam agora a surgir junto deste público.
O presente estudo incide na realidade do Norte Alentejano em termos de procura de
informação no âmbito da produção de bovinos de carne. Foram aplicados 200
questionários validados, nos meses de julho e agosto de 2011, segundo o cálculo de uma
amostra aleatória estratificada a todo o distrito de Portalegre; administrados através de
correspondência, e-mail, telefone e entrevista pessoal.
Os resultados mostram que em 72% dos casos os produtores são do sexo masculino e
que os meios de comunicação preferenciais são o contacto pessoal e o telefone para
contactarem com os técnicos de saúde animal, com outros produtores agrícolas e com a
Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP). A maioria dos produtores,
69%, considera o seu modo de produção como tradicional. Destacam-se dois clusters
diferenciados pela utilização dos meios de comunicação, conforme a intensidade e
sofisticação do uso. O tipo de produção está relacionado com a procura de informação
junto de outros produtores e dos veterinários e os leilões na AADP são um ponto de
recolha de informação. Como maiores necessidades de informação os produtores
abrangidos apontam a criação de novos canais de distribuição da carne e os preços
praticados no mercado.
Description
Keywords
Segmentação Bovinos de carne Sistema de informação Portalegre
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Tecnologia e Gestão