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Abstract(s)
A integração de Cursos Profissionais na oferta educativa das Escolas Públicas poderá representar uma oportunidade de evolução para as Escolas Profissionais existentes, confrontadas com o desafio de adaptação dos seus projectos e metodologias de ensino às exigências da Sociedade da Informação e do Conhecimento e a eminência de escassez de procura pelo seu público-alvo tradicional. Duas décadas de formação assente numa estrutura modular, metodologias activas e forte integração com o mercado de trabalho, colocam as Escolas Profissionais em situação privilegiada para a adaptação efectiva de propostas de formação para metodologias de eLearning, captando novos públicos já integrados no mercado de trabalho para quem a formação ao longo da vida representa vantagem competitiva, mas frequentemente pouco disponíveis para modalidades de formação presencial. Nesta comunicação evidenciam-se paralelismos entre características tradicionais do Ensino Profissional e requisitos da formação por eLearning e concretizam-se aspectos-chave facilitadores da evolução da formação profissional para metodologias de eLearning. Palavras-chave: ensino profissional, elearning, formação profissional, formação de activos, ensino modular
Description
Keywords
ensino profissional elearning formação profissional formação de activos ensino modular
Citation
Paiva, A.S. 2009. “Do Ensino Modular Ao Ensino Por eLearning - Uma Evolução Natural Para o Ensino Profissional.” In O Ensino Profissional. Analisar o Passado e Olhar o Futuro, Actas, Porto: Universidade Católica Portuguesa, 177–80.
Publisher
Universidade Católica Portuguesa