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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O Défice Cognitivo Ligeiro (DCL) é compreendido como uma fase transitória
entre o envelhecimento normal e a demência. Neste contexto, torna-se importante a
intervenção precoce, de forma sistemática com, o objetivo de potenciar a autonomia
funcional e cognitiva da pessoa. Atendendo ao crescente número de casos de DCL,
considera-se da maior importância potenciar o conhecimento e capacidade do familiar
cuidador na parceria para potenciar a efetividade destas intervenções precoces,
nomeadamente das técnicas de EC no contexto domiciliário. Assim surge este estudo, com
o objetivo de avaliar a existência de programas de intervenção na cognição, para
aplicação pelos familiares cuidadores de pessoas com DCL no contexto domiciliário.
Material e métodos: Para a realização deste estudo foi utilizada o método de Revisão
Integrativa da Literatura, que visa a síntese dos resultados de investigação sobre um
delimitado tema ou questão de partida, de forma sistemática e ordenada, contribuindo
para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. Foi associada ainda a
técnica de análise de conteúdo com o objetivo de organizar em categorias, a informação
extraída dos documentos em análise, de forma a possibilitar uma comparação,
interpretação e inferência dos resultados obtidos.
Resultados e discussão: Dos artigos analisados oito eram estudos experimentais e três eram
revisões sistemáticas da literatura. Face ao tipo de intervenção 50% optaram por
intervenções individuais sendo que 63,6% utilizaram o treino de memória. Quanto a
resultados obtidos 55,6% apresentaram melhoria cognitiva. Quanto ao envolvimento do
familiar cuidador, apenas dois estudos que o integravam como elemento responsável pela
implementação da intervenção cognitiva no domicílio e não apresentam resultados dado
ainda estarem em desenvolvimento. Dos restantes estudos 50% utilizam a presença do
familiar cuidador como suporte ao participante sendo que, relativa à intervenção direta ao
cuidador familiar, 25% refere a psicoeducação sobre a doença e estratégias.
Conclusões: Os resultados obtidos salientam o efeito positivo de programas de intervenção
na cognição e vêm reforçar a escassez de programas de aplicação por familiares
cuidadores de pessoas com DCL, sendo a sua integração em estudos associado a duas
vertentes, como destinatários de psicoeducação, ou como fontes de suporte aos
participantes.
Description
Keywords
Défice cognitivo ligeiro Familiar cuidador