Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorFormiga, Joana Filipa Rodrigues
dc.date.accessioned2018-01-18T11:09:20Z
dc.date.available2018-01-18T11:09:20Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractDiferentes e vastos são os modos através dos quais podemos avaliar a competência linguística. Apresentando uma evolução ao longo dos anos, os testes de avaliação da linguagem permitem compreender se os processos que são esperados, relativos à compreensão e produção desta, estão a ser desenvolvidos corretamente. No contexto nacional, em 1997, um teste foi adaptado por Inês Sim-Sim, no sentido de avaliar o desenvolvimento linguístico e de obter um conhecimento mais alargado sobre as crianças falantes da língua portuguesa. Considerando a importância deste desenvolvimento e da sua avaliação, procurou-se neste estudo compreender o modo como se processa o desenvolvimento da linguagem oral aos 4 e 6 anos, recorrendo-se, desta forma, ao teste de Avaliação da Linguagem Oral de Inês Sim-Sim (de 1997) para avaliar os dois grupos de crianças. Para tal, adotámos uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo e recorremos à análise estatística para analisar e avaliar as respostas obtidas nos testes aplicados às 51 crianças participantes, à observação participante e participada e à análise documental. Quanto aos principais resultados encontrados, concluímos que não existe uma relação entre o sexo das crianças e o seu desenvolvimento linguístico e que as idades dos inquiridos têm uma estreita relação com desenvolvimento da sua linguagem oral. Para além disso, é notório um desenvolvimento positivo do domínio linguístico fonológico, a partir dos 4 anos, o que indica uma igualmente positiva preparação para o passo seguinte, a aprendizagem da leitura e escrita.pt_PT
dc.description.abstractDifferent and vast are the ways in which we can assess language competence. Featuring an evolution over the years, language assessment tests allow us to understand whether the processes that are expected, with regards to understanding and production, are being developed properly. In the national context, in 1997, a test was adapted by Inês Sim-Sim, to assess language development and obtain a broader knowledge about young speakers of Portuguese. Considering the importance of this development and its assessment, this study sought to understand how the development of oral language at 4 and 6 years occurs, by using the Oral Language Assessment test by Inês Sim-Sim (1997) to evaluate the two groups of children. To this end, we adopted a methodology of qualitative and interpretative nature and resorted to statistical analysis to analyse and evaluate the responses obtained in the tests applied to 51 children participants, participant observation and participatory and document analysis. As for the main findings, conclude that there is no relationship between the sexes and their language development and that the ages of the respondents have a close relationship with the development of oral language. Furthermore, there is a clear positive development of phonological linguistic competence, from the age of 4, indicating an equally positive preparation for the next step, the learning of reading and writing.pt_PT
dc.identifier.tid201857006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20600
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento linguísticopt_PT
dc.subjectLinguagem oralpt_PT
dc.subjectLanguage developmentpt_PT
dc.subjectOral languagept_PT
dc.titleO desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.title.alternativeAvaliação da Linguagem Oral de um grupo de 4 e 6 anos de idadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Avaliação da Linguagem Oral.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: