Repository logo
 
Publication

Audição musical participada

dc.contributor.authorGodinho, José Carlos
dc.date.accessioned2017-12-22T10:36:11Z
dc.date.available2017-12-22T10:36:11Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste artigo centra-se na audição musical participada, que designa a audição de música gravada com participação simultânea dos ouvintes. Serão analisadas estratégias que envolvem a execução de ritmos e a execução de mímicas em simultâneo com a escuta de música erudita. Estudos anteriores compararam estas estratégias com a situação de audição em silêncio e repouso e apontaram para os efeitos benéficos que a audição musical participada exerce ao nível da memória musical e da organização das imagens mentais. Esses estudos foram feitos através de testes de identificação auditiva e visual, sem recurso à linguagem falada ou escrita. Este estudo incide agora na análise de descrições escritas da música, feitas por crianças em contextos diferenciados de audição. Os resultados apontam para efeitos positivos que as atividades de percussão e de mímica têm na compreensão e nos juízos de valor proferidos acerca da música escutada, em comparação com a audição em silêncio.pt_PT
dc.description.abstractThis paper focuses on listening to music through participation, which refers to the act of listening to recorded music with simultaneous participation of the listeners. The strategies that will be analysed include instrumental percussion and miming activities during the act of listening to classical music. Previous studies have compared these strategies with the situation of listening in silence and have pointed to some positive effects that listening through participation promotes both on musical memory and on the organization of mental representation. Those studies were conducted with aural and visual identification tests, without involving written or spoken language. This new study focuses on the analysis of musical descriptions, written by children in different listening contexts. The results point to some positive effects that instrumental percussion and miming activities have on musical understanding and judgment, in comparison with the strategy of listening in silence.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1647-905X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19853
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherRegião Autónoma da Madeira. Direção Regional de Educação. Secretaria Regional de Educação e Culturapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/63pt_PT
dc.subjectAudição musical participadapt_PT
dc.subjectCompreensão musicalpt_PT
dc.subjectJulgamento musicalpt_PT
dc.subjectCompetência argumentativapt_PT
dc.subjectListening through participationen
dc.subjectMusical understandingen
dc.subjectMusical Judgmenten
dc.subjectArgumentative competenceen
dc.titleAudição musical participadapt_PT
dc.title.alternativeefeitos na compreensão musical e na competência argumentativa em juizos de valor espontâneospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadeirapt_PT
oaire.citation.endPage44pt_PT
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educação Artísticapt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Audição musical participada -.pdf
Size:
516.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: