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Cuidar da criança e família em pré-operatório :
dc.contributor.advisor | Diogo, Paula | |
dc.contributor.author | Bastos, Marta Filipa Dias | |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T14:26:04Z | |
dc.date.available | 2021-07-08T14:26:04Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A hospitalização e a cirurgia constituem um momento crítico na vida da criança e família, potenciando a experiência de emoções negativas como o medo e podendo dar origem a experiências traumáticas, e com efeitos psicológicos duradouros para além do período pós-operatório. Devido à quebra com a sua rotina, à separação das suas figuras securizantes, à perda da sua autonomia, ao contacto com um ambiente desconhecido, com equipamento assustador e com pessoas desconhecidas, à possibilidade de lesão corporal e de dor, o bem-estar físico e psicológico da criança é afetado, verificando-se também a repercussão destes efeitos na própria família. Assim sendo, identifiquei como problemática relevante o medo da criança e família no período pré-operatório e o modo como o enfermeiro pode ajudar os mesmos, através da sua intervenção, enquanto gestor emocional. Este relatório pretende espelhar o percurso formativo realizado, através de uma metodologia de projeto e também através da descrição e análise de forma crítica e reflexiva das atividades realizadas, e competências comuns e específicas desenvolvidas em cinco contextos de estágio, concorrentes ao grau de Mestre e a título de Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Isto foi possível através da abordagem de conceções teóricas que sustentam e justificam a intervenção de enfermagem na gestão do medo da criança, como o Cuidado Centrado na Família, a parceria, a empowerment, a relação enfermeiro-cliente, os Cuidados Não Traumáticos e o trabalho emocional em enfermagem pediátrica. A conceção dominante e aglutinadora dos conceitos centrais que caracterizam a enfermagem de saúde infantil e pediátrica na atualidade, é a Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson que nos refere que o cuidar envolve situações emocionalmente intensas. Os resultados demonstram que a preparação adequada da criança e família, através de intervenções de enfermagem apropriadas ao seu nível de desenvolvimento, permitem a diminuição do medo e facilitam a interação da criança com os profissionais de saúde. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202642623 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37000 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Medo | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Período pré-operatório | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.title | Cuidar da criança e família em pré-operatório : | pt_PT |
dc.title.alternative | intervenção de enfermagem na gestão do medo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Enfermagem Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
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