| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.73 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Ao longo do presente relatório final é apresentado o percurso realizado enquanto estagiária em duas perspetivas diferentes, isto é, a primeira foi realizada numa turma de 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a segunda em quatro turmas de 2.º Ciclo do Ensino Básico (duas de 5.º ano e duas de 6.º ano). Este relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de prática educativa I e II, do mestrado em ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Coimbra.
Este relatório final é apresentado numa estrutura com três capítulos. No Capítulo I é apresentada a componente investigativa, que foi realizada no âmbito da área das Ciências. Esta consiste, fundamentalmente, na implementação em contexto escolar, de um projeto intitulado “Um desafio com outros óculos!”, onde foi introduzido um código para daltónicos, desenvolvido por Miguel Neiva, em 2008, denominado ColorADD.
No Capítulo II encontra-se representado o percurso realizado no estágio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde é apresentada a caracterização da escola e da turma, a fundamentação das aulas lecionadas, a descrição de duas experiências-chave que foram vivenciadas durante o período de intervenção e a reflexão de toda a ação.
No Capítulo III é apresentada a caracterização da escola e da turma, relativa ao percurso realizado no estágio do 2.º Ciclo do Ensino Básico, a fundamentação pedagógica e a reflexão sobre os quatro domínios do saber que foram lecionados, ou seja, a Matemática, a História e Geografia de Portugal, o Português e as Ciências Naturais.
Description
Keywords
ColorADD Cor Pré-Teste Pós-Teste Prática Letiva Conhecimento
