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O (in)sucesso escolar das crianças sobredotas: percepção dos docentes

dc.contributor.authorSilva, Ilisete Santos da
dc.date.accessioned2012-07-25T09:27:27Z
dc.date.available2012-07-25T09:27:27Z
dc.date.issued2012-07
dc.description.abstractHoje em dia, assiste-se a um crescente interesse pelos vários grupos de crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais. Nas escolas, existem as crianças que sofrem de deficiência (visual, auditiva, motora, mental) e que têm dificuldades de adaptação escolar. Para estas, existem vários apoios regulados pelo Decreto-Lei nº 3/2008, de 07 de Janeiro. Porém, no processo educativo e a nível da legislação, existe um grupo mais esquecido entre todas elas: as crianças sobredotadas e talentosas. Estas têm necessidades específicas e, como tal, são portadores de Necessidades Educativas Especiais. Muitos destes jovens passam despercebidos na escola por falta de estruturas de identificação e acompanhamento. Muitos são apenas percebidos como hiperactivos, ansiosos, frustrados, desinteressados, indisciplinados, incómodos, em conflito com o próprio ensino que não corresponde às suas expectativas. Sendo assim, estas crianças sofrem igualmente com as dificuldades escolares e são vítima do insucesso escolar, como tantas outras inseridas nas nossas escolas. Sofrem com o modelo escolar que lhes é proposto e com a falta de legislação existente. Elas são diferentes e como tal, necessitam de um atendimento específico e de uma justa e efectiva igualdade de oportunidades. Por isso, a escola deve criar condições para desenvolver as potencialidades das crianças sobredotadas, criar ambientes criativos, desenvolver estímulos, criar recursos, dar oportunidades e um atendimento diferenciado em função das suas características e necessidades individuais. Com o Despacho Normativo nº 50/2005, de 20 de Outubro e a criação dos Planos de Desenvolvimento que criam condições para a expressão e desenvolvimento das capacidades excepcionais das crianças sobredotadas, começou a existir, em Portugal, uma preocupação com o seu atendimento. Porém, com o estudo realizado, chegou-se à conclusão que as medidas educativas junto às crianças sobredotadas não são adequadas e a intervenção educativa na sobredotação é, não só insuficiente, como também quase inexistente. Sendo assim, há, ainda, um longo caminho a percorrer na identificação, no apoio e na intervenção destes alunos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2436
dc.language.isoporpor
dc.subjectSobredotadopor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.titleO (in)sucesso escolar das crianças sobredotas: percepção dos docentespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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