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Relações de consumo e inovação tecnológica no tratamento da Diabetes Tipo 1

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A Diabetes Tipo 1 (DT1) é uma condição crónica autoimune cuja gestão exige monitorização contínua, um tratamento rigoroso e personalizado. No contexto de um mundo cada vez mais digital e onde a inovação tecnológica tem cada vez mais importância, torna-se urgente compreender o impacto das tecnologias emergentes na experiência dos pacientes, especialmente no que respeita à adesão, bem-estar emocional e qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo principal analisar de que forma a inovação tecnológica influencia o tratamento da DT1, centrando-se na realidade portuguesa e valorizando as perspetivas de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde. O presente estudo explora a evolução do tratamento da DT1, a aplicação de tecnologias emergentes (como Inteligência Artificial, Deep Learning, Machine Learning, entre outras tecnologias) nos dispositivos que facilitam a gestão da doença, assim como o papel do Design Centrado no Humano (HCD) nesta área de tratamento. Tendo como questão central “Quais as perceções dos pacientes, profissionais de saúde e cuidadores DT1 sobre a evolução do mercado, das tecnologias, da gestão e da ergonomia no tratamento da Diabetes Tipo 1?”, o estudo procura compreender não só os benefícios clínicos das tecnologias, mas também o modo como estas são percecionadas e integradas na rotina dos utilizadores e pessoas que lidam diariamente com a Diabetes Tipo 1. Com base numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a um grupo diversificado de participantes com relação direta à DT1. O estudo foi orientado por quatro hipóteses que relacionam o impacto das tecnologias com o controlo glicémico, a aceitação dos dispositivos com base na estética e personalização, o bem-estar emocional dos pacientes e o papel da literacia digital na adesão tecnológica. A intenção deste estudo incide sobre a possível contribuição para o avanço do conhecimento sobre consumo tecnológico na saúde, com foco no tratamento da Diabetes Tipo 1, dando bases sólidas para a criação de soluções mais inclusivas, eficazes e centradas no utilizador. Esta investigação assume um papel relevante na identificação de tendências de comportamento e necessidades emergentes, reforçando a importância de integrar tecnologia, design e empatia no desenvolvimento de dispositivos inovadores.
Type 1 Diabetes (T1D) is a chronic autoimmune condition that requires continuous monitoring and a rigorous, personalized treatment approach. In the context of an increasingly digital world where technological innovation plays a growing role, it becomes urgent to understand the impact of emerging technologies on the patient experience—particularly with regard to adherence, emotional well-being, and quality of life. The main objective of this study is to analyze how technological innovation influences the treatment of T1D, focusing on the Portuguese context and valuing the perspectives of patients, caregivers, and healthcare professionals. This study explores the evolution of T1D treatment, the application of emerging technologies (such as Artificial Intelligence, Deep Learning, Machine Learning, among others) in devices that support disease management, as well as the role of Human-Centered Design (HCD) in this therapeutic area. With the central research question being, “What are the perceptions of patients, healthcare professionals, and caregivers of Type 1 Diabetes concerning the evolution of the market, technologies, management practices, and ergonomics in the treatment of Type 1 Diabetes?”, the study seeks to understand not only the clinical benefits of these technologies, but also how they are perceived and integrated into the daily routines of users and those who live with T1D. Based on a qualitative approach, semi-structured interviews were conducted with a diverse group of participants who have a direct relationship with T1D. The study is guided by four hypotheses that connect the impact of technologies to glycemic control, the acceptance of devices based on aesthetics and personalization, patients’ emotional well-being, and the role of digital literacy in technology adoption. The purpose of this study focuses on the potential contribution to advancing knowledge on technological consumption in healthcare, with an emphasis on the treatment of Type 1 Diabetes, providing a solid foundation for the creation of more inclusive, effective, and user-centered solutions. This research plays a significant role in identifying behavioral trends and emerging needs, reinforcing the importance of integrating technology, design, and empathy in the development of innovative devices.

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Diabetes Tecnologias emergentes Dados Paciente Evolução Gestão Impacto Dispositivos Design

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