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Hábitos alimentares promotores do bem-estar mental entre adolescentes : Projeto de intervenção numa comunidade escolar

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Numa intervenção concertada, em contexto escolar, a aliança entre enfermeiros e comunidade escolar, permite intervir de forma mais eficaz sobre os hábitos dos adolescentes. Mapeando a evidência científica relacionada com os hábitos alimentares promotores do bem-estar mental na adolescência sobressai a associação entre o bem-estar mental, a qualidade dos alimentos selecionados, o cumprimento das diversas refeições, bem como a partilha de momentos de convívio inerentes. Torna-se, a cada dia, mais necessário expandir os horizontes do conhecimento, considerando os hábitos alimentares além do valor nutricional implícito, para considerar questões socioculturais e significados psico-emocionais, respeitando uma perspetiva mais holística, ademais preconizada pela cultura do padrão mediterrâneo. Programas e projetos visando a educação sobre estilos de vida saudáveis e desenvolvimento de habilidades cognitivo-comportamentais durante a adolescência, vêm destacar a intervenção de Enfermagem (Ardic & Erdogan, 2017). Este projeto de intervenção comunitária pretendeu, sobretudo, dedicar-se à promoção da literacia alimentar entre os jovens através do enfoque sobre a Educação Para a Saúde e Prevenção Primária. Considerando as mais valias da metodologia de Educação por Pares nesta população, o envolvimento e motivação superou todas as expectativas. Não descurando o valor estratégico da parceria com a equipa docente, bem como da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, foi possível potenciar uma resposta de proximidade para com os adolescentes e entre estes. Desta forma e, tendo em conta a adolescência como uma transição desenvolvimental e emancipatória, foi mobilizada a satisfação com os relacionamentos, a importância dos cuidados antecipatórios e mestria, a favor de uma transição saudável para a vida adulta. Numa altura em que os indicadores de saúde mental fazem disparar todos os alarmes, encontramos uma responsabilidade acrescida e, indubitavelmente, o escopo de intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária na vertente da Saúde Publica.
In a concerted intervention, at school context, the alliance between nurses and the school community makes it possible to intervention more effectively on the habits of adolescents. Mapping the scientific evidence related to eating habits that promote mental well-being in adolescence highlights the association between mental well-being, the quality of selected foods, eating different meals, as well as sharing moments of conviviality that are inherent. It becomes more necessary, every day, to expand the horizons of knowledge, considering eating habits beyond the implicit nutritional value, to consider sociocultural issues and psycho-emotional meanings, respecting a more holistic perspective, furthermore advocated by the Mediterranean culture. Programs and projects aimed at educating about healthy lifestyles and developing cognitive-behavioral skills during adolescence highlight nursing intervention (Ardic & Erdogan, 2017). This community intervention project aims mainly to dedicate itself to promoting food literacy among young people through a focus on Health Education and Primary Prevention. Considering the added value of the Peer Education methodology in this population, the involvement and motivation exceeding all expectations. Not neglecting the strategic value of the partnership with the teaching team, as well as the use of Information and Communication Technologies, it was possible to promote a close response towards teenagers and among them. In this way, taking into account adolescence as a developmental and emancipatory transition, satisfaction with relationships, the importance of anticipatory care and mastery were mobilized, in favor of a healthy transition to adult life. At a time when mental health indicators set off all alarm bells, we find an increased responsibility and, undoubtedly, the scope of intervention of the Community Health Specialist Nurse in the area of Public Health.

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Enfermagem em saúde comunitária Adolescente Comportamento alimentar Serviços de saúde escolar Educação em saúde

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