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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introduction: Since their inception in 2008, Massive Open Online Courses (MOOCs) have emerged as valuable open education resources for various sectors, including health. The present study aims to characterize the reviews on MOOCs in health professionals9 education.
Methods: An Umbrella review was conducted following the Joanna Briggs Institute (JBI) framework, synthesizing findings and conclusion across systematic reviews on MOOCs in health professionals9 education. Three databases were searched: Medline via PubMed, Scopus and B-On. Backward citation was conducted based on the included reviews of the databases search. Two independent reviewers conducted study screening and selection. Data extraction has been performed by one reviewer, using a consensualised form adapted from the JBI methodology. Assessment of methodological quality was conducted using JBI tools, by two independent reviewers. Data synthesis was conducted using the ADDIE model and Kirkpatrick
model as frameworks.
Findings: Four systematic reviews were identified as meeting the inclusion criteria, with a total of 118 different included studies. This review demonstrates that in one included review MOOCs have proven to be significantly more effective compared to traditional education in knowledge acquisition. In two other included reviews, MOOCs were not significantly superior to traditional education at Level 2 of Kirkpatrick. Learners of MOOCs expressed, in their reported majority, positive reactions to their participation. The need for more rigorous research was identified, focusing on the development of standardisation in MOOCs9 assessment
methods and the production of scientific research with a high level of quality and larger sample
size.
Conclusion: MOOCs could prove to be a valuable tool for health professionals9 education.
However, the little data available and the nuanced findings impede to make generalizable conclusion on their effectiveness compared to traditional education. Nevertheless, this umbrella review emphasizes the necessity for further scientific research. Future studies should focus on the use of standard assessment methods, and detailed reporting of all the factors and outcomes.
Introdução: Desde a sua criação em 2008, os Massive Open Online Courses (MOOCs) emergiram como recursos valiosos de educação aberta para vários setores, incluindo o da saúde. Este estudo visa caracterizar as revisões sobre MOOCs na formação de profissionais de saúde. Métodos: Foi realizada uma revisão geral seguindo a estrutura do Joanna Briggs Institute (JBI), sintetizando os resultados e conclusões das revisões sistemáticas sobre MOOCs na educação de profissionais de saúde. Foram pesquisadas três bases de dados: Medline via PubMed, Scopus e B-On. A citação retrospetiva foi baseada nas revisões incluídas nas bases de dados pesquisadas. Dois revisores independentes realizaram a triagem e seleção dos estudos. A extração de dados foi realizada por um revisor, utilizando um formulário consensual adaptado da metodologia JBI. A avaliação da qualidade metodológica foi realizada com as ferramentas da JBI por dois revisores independentes. A síntese dos dados foi efetuada utilizando o modelo ADDIE e o modelo de Kirkpatrick como quadros de referência. Resultados: Quatro revisões sistemáticas foram identificadas como satisfazendo os critérios de inclusão, com um total de 118 estudos diferentes incluídos. Esta revisão demonstra que, numa das revisões incluídas, os MOOCs provaram ser significativamente mais eficazes na aquisição de conhecimentos do que o ensino tradicional. Em duas outras revisões incluídas, os MOOCs não foram significativamente superiores à educação tradicional no Nível 2 de Kirkpatrick. Os alunos dos MOOCs expressaram, na sua maioria, reações positivas à sua participação. Foi identificada a necessidade de uma investigação mais rigorosa, focada no desenvolvimento da normalização dos métodos de avaliação dos MOOCs e na produção de investigação científica com um elevado nível de qualidade e uma maior dimensão da amostra. Conclusão: Os MOOCs poderão revelar-se uma ferramenta valiosa para a formação dos profissionais de saúde. Contudo, os poucos dados disponíveis e os resultados matizados impedem que se chegue a uma conclusão generalizável sobre a sua eficácia em comparação com o ensino tradicional. Ainda assim, esta revisão geral sublinha a necessidade de mais investigação científica. Os estudos futuros devem centrar-se na utilização de métodos de avaliação normalizados e na comunicação pormenorizada de todos os fatores e resultados.
Introdução: Desde a sua criação em 2008, os Massive Open Online Courses (MOOCs) emergiram como recursos valiosos de educação aberta para vários setores, incluindo o da saúde. Este estudo visa caracterizar as revisões sobre MOOCs na formação de profissionais de saúde. Métodos: Foi realizada uma revisão geral seguindo a estrutura do Joanna Briggs Institute (JBI), sintetizando os resultados e conclusões das revisões sistemáticas sobre MOOCs na educação de profissionais de saúde. Foram pesquisadas três bases de dados: Medline via PubMed, Scopus e B-On. A citação retrospetiva foi baseada nas revisões incluídas nas bases de dados pesquisadas. Dois revisores independentes realizaram a triagem e seleção dos estudos. A extração de dados foi realizada por um revisor, utilizando um formulário consensual adaptado da metodologia JBI. A avaliação da qualidade metodológica foi realizada com as ferramentas da JBI por dois revisores independentes. A síntese dos dados foi efetuada utilizando o modelo ADDIE e o modelo de Kirkpatrick como quadros de referência. Resultados: Quatro revisões sistemáticas foram identificadas como satisfazendo os critérios de inclusão, com um total de 118 estudos diferentes incluídos. Esta revisão demonstra que, numa das revisões incluídas, os MOOCs provaram ser significativamente mais eficazes na aquisição de conhecimentos do que o ensino tradicional. Em duas outras revisões incluídas, os MOOCs não foram significativamente superiores à educação tradicional no Nível 2 de Kirkpatrick. Os alunos dos MOOCs expressaram, na sua maioria, reações positivas à sua participação. Foi identificada a necessidade de uma investigação mais rigorosa, focada no desenvolvimento da normalização dos métodos de avaliação dos MOOCs e na produção de investigação científica com um elevado nível de qualidade e uma maior dimensão da amostra. Conclusão: Os MOOCs poderão revelar-se uma ferramenta valiosa para a formação dos profissionais de saúde. Contudo, os poucos dados disponíveis e os resultados matizados impedem que se chegue a uma conclusão generalizável sobre a sua eficácia em comparação com o ensino tradicional. Ainda assim, esta revisão geral sublinha a necessidade de mais investigação científica. Os estudos futuros devem centrar-se na utilização de métodos de avaliação normalizados e na comunicação pormenorizada de todos os fatores e resultados.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
Keywords
MOOC Massive Open Online Courses Health professionals Education Reviews ADDIE model Kirkpatrick Framework