Repository logo
 
Publication

Empreendedorismo e atitude inovadora nas empresas: estudos de caso aplicados à hotelaria

dc.contributor.advisorCarvalho, Luísa Margarida Cagicapor
dc.contributor.authorFernandes, Juliana Carina Camilo
dc.date.accessioned2013-05-28T17:55:57Z
dc.date.available2013-05-28T17:55:57Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências Empresariaispor
dc.description.abstractTendo em conta a envolvente socio-económica atual e o seu impacto sobre as empresas, estas tentam focar-se em formas de garantir a sua “sobrevivência”. A turbulência dos mercados e a forte concorrência impõe a necessidade de inovar para sobreviver. Nesse âmbito, o que se pretende com o estudo deste tema, de forma sintetizada, é o processo empreendedor e de inovação das empresas do ramo hoteleiro. É também objetivo deste estudo avaliar a perspetiva do empreendedor acerca destes conceitos, bem como as suas motivações para inovar. Para concretizar os objetivos deste estudo, a parte empírica utiliza a metodologia do estudo de caso para estudar o setor hoteleiro. Na base desse estudo está o modelo desenvolvido por Timmons (1994) – New Venture Creation, que apresenta o que o autor considera ser as “forças motoras” do empreendedorismo (Pessoas, Inovação e Recursos). Pretende-se com o presente estudo, dar alguns contributos consistentes à discussão sobre o tema, no sentido de se perceber o fenómeno da inovação e empreendedorismo nas empresas do setor hoteleiro. As principais conclusões desta investigação focam-se na validação das dimensões estudadas. A procura e identificação de oportunidades, as pessoas e os recursos relacionam-se entre si, estabelecendo um equilíbrio que influencia positivamente a atividade empreendedora das empresas da hotelaria estudadas.por
dc.description.abstractGiven the current socio –economic and financial involvement and its impact on companies. Nowadays companies try to focus on ways to guarantee their “survival” in the market. The market turbulence and the strong competition determine an entrepreneurship and innovation approach. The aim of the study is to understand the innovation and entrepreneurial activity to hospitality companies. It is also a goal of this study to evaluate the entrepreneur’s perspective of these concepts, as their motivations to innovate. To achieve the objectives of this study, the empirical part uses a case study methodology to study the hospitality industry. The case study research is supported in the theoretical part of this work, by the model developed by Timmons (1994) - New Venture Creation, which presents the "driving forces" of entrepreneurship (People, Innovation and Resources). In the present study undertaken, the intent is to give some solid contributions to literature on this subject, in order to understand the innovation and entrepreneurship phenomenon in companies, in hospitality companies. The main conclusions of this research focus on the validation of the studied dimensions. The search and identification of opportunities, people and resources are relate to each other, establishing a balance that positively influences entrepreneurial activity in the hospitality companies.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4304
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Ciências Empresariaispor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectEstudos de casopor
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectHospitality servicesen
dc.subjectCase studyen
dc.titleEmpreendedorismo e atitude inovadora nas empresas: estudos de caso aplicados à hotelariapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado_Juliana Fernandes.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: