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O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é um grave problema de saúde pública, tendo vindo a aumentar no seio da população idosa devido ao aumento da esperança média de vida. Associada ao envelhecimento da população, está a deterioração progressiva das capacidades funcionais e estruturais do organismo que predispõem o idoso a um maior risco de acidentes, nomeadamente ao risco de queda - principal motivo de TCE entre idosos. Este natural processo biológico pode não ser interrompido ou revertido mas pode ser atenuado mediante a aplicação de medidas preventivas primárias e secundárias. Assim, este relatório espelha todo o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, científicas e relacionais na prevenção da lesão secundária na pessoa idosa vítima de TCE e no inerente complexo processo transicional que tanto a própria pessoa como a sua família experienciam. A metodologia utilizada foi a metodologia de trabalho de projeto (Ruivo, Ferrito & Nunes, 2010), com carácter descritivo e reflexivo, e o percurso de aprendizagem incluiu uma revisão integrativa da literatura acerca do tema e a realização de um estágio numa Unidade de Cuidados Intensivos Neurocirúrgicos, de referência a nível nacional na prestação de cuidados a doentes vítimas de TCE, e num Serviço de Urgência Polivalente com uma casuística previsivelmente elevada destes doentes. O conjunto de saberes específicos que adquiri e desenvolvi, ao longo deste percurso, traduziram-se em competências de enfermagem especializadas à pessoa em situação crítica, em particular à pessoa idosa vítima de TCE. A reflexão acerca destas competências encerra uma etapa de formação profissional mas servirá de sustento a uma prática de enfermagem futura mais madura, consciente e eficaz devido ao desenvolvimento da capacidade de analisar situações complexas e responder com competência (Benner, 2005).
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Pessoa em situação critica Traumatismo crânio-encefálico Idoso Intervenções de enfermagem