Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.5 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) são utilizadas na área da enfermagem como ferramenta de partilha, inovação e melhoria. Dada a influencia das TIC nos processos de trabalho e na tomada de decisão, assim como a importância do enfermeiro gestor na sua implementação, é fundamental perceber como essas ferramentas são utilizadas nos serviços, sob a ótica destes atores.
Para tal, é imprescindível explorar os fatores facilitadores e dificultadores da adesão às TIC pelos enfermeiros gestores; conhecer os motivos que levam os enfermeiros gestores a valorizarem pouco o uso das TIC na gestão dos serviços de enfermagem; e compreender as necessidades de formação dos enfermeiros gestores para melhorar a utilização das TIC.
Para dar resposta a estes objetivos foi desenhado um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, em que participaram 6 enfermeiros gestores de diferentes hospitais do norte de Portugal. Sendo o focus group o método de recolha de dados escolhido e a análise e o tratamento de dados realizados através da análise de conteúdo das contribuições recolhidas no focus group.
Dentre os achados é percetível a valorização das TIC demonstrada pelos enfermeiros gestores entrevistados, tal qual é apresentada nas diferentes fontes de pesquisa.
Foram identificados como pontos fortes da utilização das TIC diversos aspetos, relacionados com a gestão de recursos humanos e materiais, avaliação de equipa e integração de novos enfermeiros. A segurança foi considerada por alguns enfermeiros como ponto forte e por outros a falta de segurança dos dados aparece como um aspeto relevante para a utilização de uma TIC.
Foram identificados vários obstáculos à adesão das TIC, relacionados com a falta de formação específica, falta de tempo e falta de interoperabilidade dos sistemas. Porém, a falta de investimento em recursos humanos e equipamentos foi fator prevalente nos discursos.
Foram sugeridas, pelos participantes, estratégias para melhorar a adesão às TIC: investimento em equipamentos fixos em cada enfermaria, facilitando o acesso, minimizando erros e aumentando a qualidade dos cuidados; reforço dos recursos humanos dos serviços; incentivo ao uso de ferramentas quotidianas para atividades do serviço; melhoria da formação específica e apoio para cada ferramenta; possibilidade de extrair indicadores sensíveis aos cuidados autónomos de enfermagem; maior envolvimento dos profissionais na construção das ferramentas, e a criação de ferramentas de fácil aplicação.
É fundamental que as instituições de saúde tenham conhecimento dos fatores que dificultam a adesão às TIC e desenvolvam estratégias para ultrapassá-los. O enfermeiro gestor deve promover a utilização das TIC através da sensibilização, motivação e formação dos profissionais do seu serviço.
Description
Keywords
Sistemas de informação Tecnologia de Informação e comunicação Gestão em Enfermagem