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Mediação em contexto escolar : transformar o conflito em oportunidade
dc.contributor.author | Morgado, Catarina Isabel Rodrigues | |
dc.contributor.author | Oliveira, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T11:20:45Z | |
dc.date.available | 2023-10-25T11:20:45Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Actualmente, assistimos a uma cultura de violência que sobressai nos modos de interagir dos indivíduos e à qual as escolas em geral não escapam. Para inverter esta tendência das sociedades democráticas, torna-se necessário desenvolver uma educação para a convivência e para a gestão positiva dos conflitos, a fim de se construir uma cultura de paz, de cidadania e de sã convivialidade. A Educação para a Resolução de Conflitos modela e ensina, de diferentes formas, culturalmente significativas, uma variedade de processos, de práticas e de competências que ajudam a prevenir, a administrar de forma construtiva e a resolver pacificamente o conflito individual, interpessoal e institucional. Apesar de nem sempre semelhantes, ou utilizando modelos de intervenção idênticos, os programas de resolução de conflitos partilham princípios básicos. O conflito é tomado como uma dimensão natural e inevitável da existência humana que, se for conduzido eficazmente, pode constituir uma importante experiência de desenvolvimento pessoal. A aprendizagem de competências de resolução de problemas deve, assim, constituir uma oportunidade para os indivíduos construírem soluções mais positivas e mais pacíficas para os seus conflitos. Os programas de mediação de conflitos tiveram origem fora do contexto escolar mas rapidamente o modelo foi adaptado às instituições educativas. A mediação escolar abrange a resolução dos conflitos entre estudantes, entre estudantes e adultos e entre adultos. Do que se trata? A mediação é um processo flexível, de carácter voluntário e confidencial, conduzido por um terceiro imparcial – o mediador – que promove a aproximação entre as partes em litígio e que as apoia na tentativa de encontrar um acordo que permita pôr termo ao conflito. Abordar as disputas escolares através da mediação origina um contexto onde o conflito é encarado como natural, o que permite protagonismo aos intervenientes, enquanto que os valores da solidariedade, tolerância e igualdade são estimulados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47515 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Resolução de conflitos | pt_PT |
dc.subject | Educação para a paz | pt_PT |
dc.subject | Violência | pt_PT |
dc.subject | Disciplina | pt_PT |
dc.subject | Mediação escolar | pt_PT |
dc.title | Mediação em contexto escolar : transformar o conflito em oportunidade | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 56 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 43 | pt_PT |
oaire.citation.title | Exedra | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |