Publication
O contributo das oficinas de gramática para a sedimentação de conhecimentos a nível da sintaxe: complementos direto e indireto
dc.contributor.advisor | Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- | |
dc.contributor.author | Matias, Rafael José Freitas | |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T13:08:37Z | |
dc.date.available | 2021-07-06T13:08:37Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente relatório traduz-se numa proposta de intervenção baseada nas oficinas de gramática para a sedimentação de conhecimentos a nível da sintaxe. É um trabalho que tem por base a aprendizagem ativa pela descoberta e procura, essencialmente, que os alunos se envolvam num processo de descoberta pelas regras e estruturas linguísticas para, assim, poderem ter um papel ativo na construção das suas aprendizagens. Este trabalho foi levado a cabo no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico do ano letivo 2019/2020. A turma em estudo encontrava-se no 5º ano de escolaridade e os conteúdos explorados foram as funções sintáticas de complemento direto e de complemento indireto. Esta investigação teve por base dois guiões de exploração, um para cada uma das funções sintáticas a estudar. Cada um desses guiões foi organizado tendo por base a literatura específica das oficinas de gramática e da aprendizagem ativa pela descoberta. O principal objetivo deste trabalho é entender até que ponto esta metodologia pode contribuir para a sedimentação de conhecimentos e, principalmente, aumentar o gosto pela gramática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202736032 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36969 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gramática | pt_PT |
dc.subject | Oficina de Gramática | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem Ativa de Descoberta | pt_PT |
dc.subject | Funções Sintáticas | pt_PT |
dc.subject | Sedimentação de Conhecimentos | pt_PT |
dc.title | O contributo das oficinas de gramática para a sedimentação de conhecimentos a nível da sintaxe: complementos direto e indireto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1