Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Articulação entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico: dificuldades, possíveis soluções

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_Mestrado_SóniaMacedo_.pdf4.2 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A articulação entre ciclos, desde os últimos anos, ganhou destaque nas discussões e investigações, por exemplo, entre professores e sociólogos. Com este relatório pretendo investigar e refletir sobre as ações do Ministério da Educação e Ciência, das escolas, dos professores e do contexto familiar na articulação entre o 1.º Ciclo do Ensino Básico e o 2.º Ciclo do Ensino Básico. A articulação deve apresentar uma sequencialidade e uma continuidade curricular entre cada ciclo, ou seja, cada ciclo e cada ano tem a função de completar, aprofundar, integrar e dar continuidade ao ciclo e ao ano anterior. Para desenvolver este relatório recorri à linha metodológica investigação-ação, apoiando-me numa consulta bibliográfica rigorosa e criteriosamente selecionada, bem como na recolha de informação e de resultados através da observação, de diálogos exploratórios com docentes cooperantes e através da implementação de atividades, estratégias e metodologias ao longo da prática de ensino supervisionada. Os resultados obtidos mostram que a articulação não deverá limitar-se apenas às atividades sociais impulsionadas pelas escolas e agrupamentos, é imprescindível que haja um verdadeiro trabalho de equipa entre professores de diferentes anos e ciclos, têm que existir dinâmicas organizacionais entre escolas e um trabalho de equipa entre professores e famílias.
In the last few years, the articulation between cycles gained prominence in discussions and research, for example, among teachers and sociologists. With this report I intend to investigate and reflect on the actions of the Ministry of Education and Science, the schools, the teachers and the family context in the articulation between the Primary Cycle of Basic Education and Second Cycle of Basic Education. The articulation should present a sequentiality and a curriculum continuity between each cycle, in other words, each cycle and year has the function to complete, to deepen, to integrate and to give continuity to the previous cycle and to the previous year. To develop this report I resorted to a methodological approach action-research, supported by a rigorous and carefully selected bibliographic, as well as collecting information and results through observation and exploratory conversations with cooperating teachers, and the implementation of activities, strategies and methodologies along of supervised teaching practice . The results show that the articulation should not be limited to social activities boosted by schools and groupings, it is essential to have a true teamwork between teachers of different years and cycles, there has to be an organizational dynamics between schools and teamwork between teachers and families.

Description

Keywords

1.º Ciclo Ensino Básico 2.º Ciclo Ensino Básico, Articulação Continuidade Sucesso educativo Primary Cycle of Basic Education Second Cycle of Basic Education Articulation Continuity Educational success

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação

CC License