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Avaliação do estado de saúde mental em crianças de idade escolar
dc.contributor.advisor | Nabais, António | |
dc.contributor.author | Lavrador, Vera Ferraria | |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T10:26:48Z | |
dc.date.available | 2018-02-06T10:26:48Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A criança, com base na teoria de Meleis (2012), encontra-se a viver uma transição desenvolvimental, o que per si necessitaria de um olhar atento do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental (EEESM). A taxa de prevalência de perturbação mental na criança estima-se em 20% em Portugal, estas encontram-se em vulnerabilidade acrescida por viverem, em simultâneo, uma transição de saúde doença. Considerando que apenas 1/5 das crianças com necessidades de intervenção recebe acompanhamento, mostra-se relevante o desenvolvimento de competências na área de psiquiatria da infância e adolescência (coordenação nacional para a saúde mental (CNPSM), 2008). Este relatório integra um estágio em contexto hospitalar e um estágio em contexto comunitário. Tendo como finalidade a aquisição e desenvolvimento de competências de EEESM, no contexto comunitário foi desenvolvido em simultâneo um estudo de investigação clínica no âmbito da avaliação do estado de saúde mental em crianças de idade escolar. O estudo de investigação clínica teve como objetivo geral verificar numa amostra de crianças do 1º ciclo de uma escola do concelho de Lisboa, quais as necessidades de apoio específico em saúde mental e qual a cobertura dessas necessidades. Neste sentido foi realizado um estudo transversal com um estudo caso controlo aninhado numa amostra de 64 crianças. Após aplicação do Questionário de Capacidade e Dificuldade (Strengths and Difficulties Questionnaire – SDQ) foram identificadas 33 (51,6%) crianças com possíveis alterações do estado de saúde mental. Das crianças em risco de perturbação 43,3% apresentavam acompanhamento em saúde mental. Constatou-se que o acompanhamento em saúde mental prestado às crianças da escola do 1º ciclo não é adequada às suas necessidades. Contudo verificou-se uma taxa de crianças referenciadas superior, comparativamente às referências internacionais encontradas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201829843 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21034 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem psiquiátrica | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Questionário de capacidade e dificuldade | pt_PT |
dc.title | Avaliação do estado de saúde mental em crianças de idade escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | pt_PT |
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