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Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto surgiu com o propósito de explorar conceitos e demonstrar que estimular a Literacia
em Saúde nas crianças, ao nível da proteção solar, é uma mais-valia. Os objetivos passaram,
essencialmente, por três eixos: transmitir informação e conhecimento relativos à pele e às
consequências nefastas do excesso de exposição solar; aumentar os níveis de perceção sobre o
perigo que os UV representam para a pele e o risco de queimadura; educar para o uso de medidas
de proteção solar e estimular a aquisição de competências de observação e análise das
características físicas relevantes.
O problema a investigar consistiu em verificar em que medida é possível aumentar o nível de
Literacia em Saúde das crianças, mediante atividades lúdico pedagógicas, de forma a evitar o
excesso de exposição solar e as queimaduras solares na infância. A metodologia utilizada foi a de
trabalho projeto que permitiu colocar em prática um processo de aprendizagem de
desconstrução/construção em que a criança refletiu sobre a problemática à qual está vulnerável e
foi estimulada, através de atividades, a adquirir competências e a desenvolver o empowerment em
prol da sua saúde.
Verificou-se uma evolução de conhecimentos, que passaram, essencialmente, pelo aumento do
nível da perceção do perigo que a radiação do sol representa para pele, ao longo do dia, e o risco
de queimadura inerente; aumento da noção do leque de medidas de proteção solar disponíveis e
condutas a adotar em caso de risco; aumento do nível de conhecimentos relativos às horas mais
perigosas e às mais benéficas; fraca aquisição de competências ao nível do reconhecimento dos
fotótipos, sinais saudáveis e doentes. Posteriormente, a manutenção do nível de retenção da
informação, do conhecimento e competências adquiridas embora não tenha diminuído, teve
ligeira regressão. Quanto à adesão, ao interesse e à sensibilização das crianças, foi muito
satisfatório.
O contributo do projeto reside num aumento da sensibilização para a problemática do excesso de
exposição solar; aquisição de conhecimentos ao nível das estratégias de proteção solar em
contexto escolar e vida quotidiana; aumento da perceção do perigo da exposição solar a horas de
intensidade elevada dos UV e o risco de queimadura e conduta a adotar; notória predisposição
para a observação da pele e procura de sinais e entendimento de características pessoais;
verificação do interesse e importância atribuída à temática; aquisição de um leque mais variado
de estratégias de proteção solar; perceção do protetor solar e da sombra como medidas de
proteção privilegiadas e, em aposição, o sol depois das 16h e o batom com filtro relativizados; na
difícil perceção do perigo e conduta a adotar nas horas que se situam na transição, decrescente ou
crescente, da intensidade dos raios UV e na identificação com as experiências de vida e partilha
com a família.
Ao verificar que existe uma relação entre a perceção do perigo do agente nocivo e do risco e
probabilidade de lesão e as condutas que podem minimizar ou evitar a ocorrência, confirma-se a
necessidade e a pertinência de promover iniciativas de desenvolvimento do empowerment das
crianças para uma relação saudável, com o sol. Equacionar estudos relativos à perceção do meio
envolvente, enquanto determinante da aquisição de competências de escolha e decisão e hábitos
de proteção solar; com o nível do entendimento e crenças das crianças sobre o valor e função do
protetor solar; com a quantidade de queimaduras, por exposição solar, nas crianças, considerando
intervalos de idade, sintomatologia e características das mesmas, contexto social, espacial e
circunstancial da ocorrência e proteção em uso é pertinente.
Description
Keywords
Promoção da Saúde Educação Para a Saúde Protecção Solar
