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Criança em acção pele sem escaldão

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Abstract(s)

O projeto surgiu com o propósito de explorar conceitos e demonstrar que estimular a Literacia em Saúde nas crianças, ao nível da proteção solar, é uma mais-valia. Os objetivos passaram, essencialmente, por três eixos: transmitir informação e conhecimento relativos à pele e às consequências nefastas do excesso de exposição solar; aumentar os níveis de perceção sobre o perigo que os UV representam para a pele e o risco de queimadura; educar para o uso de medidas de proteção solar e estimular a aquisição de competências de observação e análise das características físicas relevantes. O problema a investigar consistiu em verificar em que medida é possível aumentar o nível de Literacia em Saúde das crianças, mediante atividades lúdico pedagógicas, de forma a evitar o excesso de exposição solar e as queimaduras solares na infância. A metodologia utilizada foi a de trabalho projeto que permitiu colocar em prática um processo de aprendizagem de desconstrução/construção em que a criança refletiu sobre a problemática à qual está vulnerável e foi estimulada, através de atividades, a adquirir competências e a desenvolver o empowerment em prol da sua saúde. Verificou-se uma evolução de conhecimentos, que passaram, essencialmente, pelo aumento do nível da perceção do perigo que a radiação do sol representa para pele, ao longo do dia, e o risco de queimadura inerente; aumento da noção do leque de medidas de proteção solar disponíveis e condutas a adotar em caso de risco; aumento do nível de conhecimentos relativos às horas mais perigosas e às mais benéficas; fraca aquisição de competências ao nível do reconhecimento dos fotótipos, sinais saudáveis e doentes. Posteriormente, a manutenção do nível de retenção da informação, do conhecimento e competências adquiridas embora não tenha diminuído, teve ligeira regressão. Quanto à adesão, ao interesse e à sensibilização das crianças, foi muito satisfatório. O contributo do projeto reside num aumento da sensibilização para a problemática do excesso de exposição solar; aquisição de conhecimentos ao nível das estratégias de proteção solar em contexto escolar e vida quotidiana; aumento da perceção do perigo da exposição solar a horas de intensidade elevada dos UV e o risco de queimadura e conduta a adotar; notória predisposição para a observação da pele e procura de sinais e entendimento de características pessoais; verificação do interesse e importância atribuída à temática; aquisição de um leque mais variado de estratégias de proteção solar; perceção do protetor solar e da sombra como medidas de proteção privilegiadas e, em aposição, o sol depois das 16h e o batom com filtro relativizados; na difícil perceção do perigo e conduta a adotar nas horas que se situam na transição, decrescente ou crescente, da intensidade dos raios UV e na identificação com as experiências de vida e partilha com a família. Ao verificar que existe uma relação entre a perceção do perigo do agente nocivo e do risco e probabilidade de lesão e as condutas que podem minimizar ou evitar a ocorrência, confirma-se a necessidade e a pertinência de promover iniciativas de desenvolvimento do empowerment das crianças para uma relação saudável, com o sol. Equacionar estudos relativos à perceção do meio envolvente, enquanto determinante da aquisição de competências de escolha e decisão e hábitos de proteção solar; com o nível do entendimento e crenças das crianças sobre o valor e função do protetor solar; com a quantidade de queimaduras, por exposição solar, nas crianças, considerando intervalos de idade, sintomatologia e características das mesmas, contexto social, espacial e circunstancial da ocorrência e proteção em uso é pertinente.

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Keywords

Promoção da Saúde Educação Para a Saúde Protecção Solar

Pedagogical Context

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