| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.25 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As Pequenas e Médias Entidades (PME) dominam o tecido empresarial português, pelo que
as suas ações conjuntas abarcam grandes impactos. Atendendo ao facto de as empresas
interagirem cada vez mais com o meio ambiente e com a sociedade, repercute-se uma perda
de capacidade da informação financeira em transmitir uma verdadeira imagem das empresas
às suas partes interessadas. Deste modo, surge a necessidade de divulgar informação não
financeira, associada às práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE),
constatando-se que as empresas que têm em consideração causas sociais, ambientais e
económicas têm maior probabilidade de ter lucros do que as empresas que as desconsideram.
Para agregar esses três níveis de desempenho, por volta de 1970 surgiram os Relatórios de
Sustentabilidade (RS), que desencadearam os Relatórios Integrados (RI).
Com base nas 100 maiores e melhores PME portuguesas, apresenta-se um estudo cujo
objetivo consiste em perceber se as PME divulgam informação não financeira nos seus
websites. Através de uma abordagem qualitativa de investigação foi analisado o conteúdo
dos websites das PME. O método da análise de conteúdo com indexação binária conjugado
com os indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), permitiu detetar a presença ou
ausência de informação não financeira nas páginas web das empresas selecionadas.
Os resultados revelam que a informação não financeira é pouco divulgada pelas PME
portuguesas. Contudo, denota-se um número considerável de empresas a fazer referência a
certos indicadores, apesar de serem abordados de forma muito superficial. Assim, admitimos
que apesar das limitações das PME, elas preocupam-se com o seu meio envolvente, tentando
legitimar a sua imagem perante os stakeholders. A utilização das páginas web para divulgar
as suas práticas sociais e ambientais é vista como uma mais-valia, ao ser uma oportunidade
de criar valor na empresa e ao fazer com que se destaquem no seio de tantas outras,
melhorando a sua reputação no mercado
Description
Keywords
Divulgação de informação não financeira PME Responsabilidade Social Empresarial Padrões GRI
