Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A divulgação de informação não financeira nos websitres das 100 Maiores PME portuguesas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Rita_Santos.pdf1.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As Pequenas e Médias Entidades (PME) dominam o tecido empresarial português, pelo que as suas ações conjuntas abarcam grandes impactos. Atendendo ao facto de as empresas interagirem cada vez mais com o meio ambiente e com a sociedade, repercute-se uma perda de capacidade da informação financeira em transmitir uma verdadeira imagem das empresas às suas partes interessadas. Deste modo, surge a necessidade de divulgar informação não financeira, associada às práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), constatando-se que as empresas que têm em consideração causas sociais, ambientais e económicas têm maior probabilidade de ter lucros do que as empresas que as desconsideram. Para agregar esses três níveis de desempenho, por volta de 1970 surgiram os Relatórios de Sustentabilidade (RS), que desencadearam os Relatórios Integrados (RI). Com base nas 100 maiores e melhores PME portuguesas, apresenta-se um estudo cujo objetivo consiste em perceber se as PME divulgam informação não financeira nos seus websites. Através de uma abordagem qualitativa de investigação foi analisado o conteúdo dos websites das PME. O método da análise de conteúdo com indexação binária conjugado com os indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), permitiu detetar a presença ou ausência de informação não financeira nas páginas web das empresas selecionadas. Os resultados revelam que a informação não financeira é pouco divulgada pelas PME portuguesas. Contudo, denota-se um número considerável de empresas a fazer referência a certos indicadores, apesar de serem abordados de forma muito superficial. Assim, admitimos que apesar das limitações das PME, elas preocupam-se com o seu meio envolvente, tentando legitimar a sua imagem perante os stakeholders. A utilização das páginas web para divulgar as suas práticas sociais e ambientais é vista como uma mais-valia, ao ser uma oportunidade de criar valor na empresa e ao fazer com que se destaquem no seio de tantas outras, melhorando a sua reputação no mercado

Description

Keywords

Divulgação de informação não financeira PME Responsabilidade Social Empresarial Padrões GRI

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License