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A qualidade e a metodologia lean no percurso do doente. Relatório de estágio CHUC EPE

dc.contributor.advisorCoimbra, Cláudia Maria Pires de Carvalho
dc.contributor.authorMira, Ana Catarina Cegonho
dc.date.accessioned2019-07-29T14:47:56Z
dc.date.available2019-07-29T14:47:56Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAtualmente, a grande maioria dos sistemas de saúde europeus enfrentam o desafio de aumentar a sua eficiência e reduzir os seus custos, assegurando a melhoria da qualidade da prestação de cuidados e os resultados alcançados, de forma a garantir o seu sustentado crescimento e sucesso. Para tal, as organizações procuram modelos de gestão eficazes que sejam simples de ser aplicáveis e capazes de dar resposta à acentuada competitividade. Neste âmbito, e ligada aos conceitos de liderança e gestão empresarial, surge a Metodologia Lean, capaz de responder aos desafios e às necessidades sentidas nos dias de hoje. O propósito desta filosofia centra-se na melhoria contínua, onde através de processos simples, procura-se a eliminação dos desperdícios com vista à redução de custos e ao aumento da produtividade, tornando-a mais focada no cliente. Na era atual, Portugal tem sido fortemente pressionado para reduzir custos, sendo-lhe simultaneamente exigido que mantenha ou aumente a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. Para satisfazer estas medidas ambiciosas, as organizações de saúde vêem-se forçadas a adotar modelos de gestão direcionados para a melhoria de processos. Neste sentido, o tema de investigação escolhido para o presente relatório tem como objetivo aferir o impacto que a Metodologia Lean tem no percurso do utente. Mais concretamente, serão aplicadas as ferramentas Lean para uma melhor compreensão, sistematização e melhoria das atividades dos serviços em estudo, sob o ponto de vista do cliente. Através da reengenharia de processos, pretende-se melhorar o fluxo do utente no sistema, removendo ou otimizando as atividades que não acrescem valor ao processo, ou seja, os desperdícios.pt_PT
dc.identifier.tid202267911pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29398
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMetodologia leanpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectMelhoria contínuapt_PT
dc.subjectDesperdíciospt_PT
dc.subjectValorpt_PT
dc.subjectUtentept_PT
dc.titleA qualidade e a metodologia lean no percurso do doente. Relatório de estágio CHUC EPEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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