Repository logo
 
Publication

As dimensões do erro de escrita: o que analisar e como?

dc.contributor.authorAlves, Dina Caetano
dc.date.accessioned2023-06-06T14:16:20Z
dc.date.available2023-06-06T14:16:20Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA escrita é uma competência geralmente aprendida em contexto escolar, que recruta sobretudo competências fonológicas na fase da codificação de palavras e competências sintáticas na fase de produção de textos. Neste artigo, foca-se o nível elementar da escrita, nomeadamente os erros observáveis nas palavras que os escreventes comummente cometem em fase inicial do processo de alfabetiza- ção. Recordam-se as duas grandes categorias ortográficas descritas na literatura, a natural e a arbitrária, admitindo-se a existência de uma dimensão fonológica e ortográfica da escrita (escrita adequada do grafema e do ortografema, respetiva- mente), como também gráfica (escrita adequada da letra). Estas categorias esten- dem-se ao conceito de análise semiológica do erro, reconhecendo que alguns erros de escrita são gráficos, fonológicos (ou genericamente linguísticos) e/ou ortográficos. Esta tipologia é integrada e amplamente aprofundada na grelha de análise de erros de escrita TEE-GA (Alves & Reis, 2022), cuja primeira versão data de 2009 (Alves, 2009).pt_PT
dc.description.abstractWriting is a skill usually learned in school context, which recruits mainly phonological skills in the word coding phase and syntactic skills in the text production phase. In this article, we focus on the elementary level of writing, namely on the errors observed in the words that writers commonly commit in the initial phase of the literacy process. The two major orthographic categories described in he literature, the natural and the arbitrary ones, are recalled, admitting the existence of a phonological and orthographic dimension of writing (proper writing of graphemes and orthographemes, respectively), as well as a graphic one (proper handwriting of letters). These categories are extended to the concept of semiological error analysis, recognizing that some writing errors are graphic, phonological (or generically linguistic) and/or orthographic. This typology is integrated and extensively deepened in the written error analysis grid, TEE-GA (Alves & Reis, 2022), whose first version dates from 2009 (Alves, 2009).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, D. C. (2023). As dimensões do erro de escrita: O que analisar e como? In P. C. Ferreira, C. Mangas, C. Pinto, M. Fonseca & D. Tavares (Eds.), Múltiplos olhares sobre a DIS.lexia (pp. 7–21). Papa-Letras.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8214-83-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45102
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPapa-Letraspt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectErro de escritapt_PT
dc.subjectSemiologia do erropt_PT
dc.subjectTipologia e classificação de erros de escritapt_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectWriting errorpt_PT
dc.subjectError semiologypt_PT
dc.subjectTypology and classification of writing errorspt_PT
dc.titleAs dimensões do erro de escrita: o que analisar e como?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCaetano Alves
person.givenNameDina
person.identifier.ciencia-idC51E-B63C-0E74
person.identifier.orcid0000-0002-7672-5898
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbbf52c1f-8612-4be3-9c31-59960900f694
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybbf52c1f-8612-4be3-9c31-59960900f694

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MultiplosOlharesDISlexia_pdfCompleto.pdf
Size:
198.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: