Repository logo
 
Publication

A narrativa para a infância e o desenvolvimento de competências das diferentes áreas curriculares do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorPereira, Luciano José dos Santos Baptista
dc.contributor.authorFuzeta, Filipa Bastos
dc.date.accessioned2016-07-28T11:09:12Z
dc.date.available2016-07-28T11:09:12Z
dc.date.issued2016-07
dc.date.submitted2016-07
dc.description.abstractO presente Relatório do Projeto de Investigação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio numa turma do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico, assente numa abordagem interdisciplinar dos conteúdos, tendo como indutor a Narrativa para a Infância, usando estratégias que envolveram ativamente os alunos no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia considerada mais adequada ao estudo empírico posiciona-se na abordagem da investigação-ação, sendo uma investigação que se insere numa perspetiva qualitativa. Assim, o método de recolha de informação baseia-se na intervenção no contexto, sendo complementado pelas entrevistas à professora cooperante e aos alunos, pela observação participante, pelas notas de campo e pela análise documental. Através deste estudo, é possível inferir que a Literatura para a Infância, nomeadamente a narrativa, é, de facto, um recurso válido no desenvolvimento de sequências didáticas tendo como base uma abordagem interdisciplinar, suscitando a motivação e o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, tendo sido possível promover as aprendizagens inerentes às diversas áreas curriculares.pt_PT
dc.description.abstractThe present report on the investigation project, developed on the scope of the Master in pre-school education and first cycle of Basic education, describes and reflect about a pedagogical education on an internship context in a class of 2nd year of basic education, based on an interdisciplinary approach of contents, having as inducer literature for childhood, using strategies that involved actively all students during the process of teaching and learning. The methodology considered most appropriate to the empirical study is positioned in the research-action approach, being an investigation that is based on the intervention in the context, being complemented by interview to the cooperative teacher and students, by the observation, field notes a documental analysis. Through this study, it’s possible to infer that literature for childhood, namely the narrative, is, in fact, a valid resource for the development of teaching sequences based on an interdisciplinary approach, arousing the motivation and participation of students on the teaching and learning process, allowing to promote learning practices inherent to the various curricular areas.en
dc.identifier.tid201205025
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14381
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectLiterature for childhooden
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTeses de mestradopt_PT
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA narrativa para a infância e o desenvolvimento de competências das diferentes áreas curriculares do 2º ano do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projeto de Investigação, Filipa Fuzeta.pdf
Size:
2.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: