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Advisor(s)
Abstract(s)
As situações emergentes em pediatria revestem-se de componentes com um elevado grau de complexidade, afetando a criança e a família física e emocionalmente, podendo desequilibrar todo o sistema familiar. Também os enfermeiros vivem situações de cuidados emocionalmente intensas podendo assim influenciar cada interação e a sua prática. Face a este problema – vivências emocionais intensas da Família e Enfermeiros, senti a necessidade de desenvolver a temática do cuidar da criança e da família em situação emergente, com o objetivo não só de desenvolver competências na intervenção à criança em situação emergente, mas também de incidir no cuidado à família e na gestão das suas emoções e sofrimento. Posto isto, o meu objeto de estudo foi a gestão da emocionalidade enquanto intervenção terapêutica de enfermagem.
Ao considerar que os cuidados de enfermagem incorporam a perspetiva da totalidade e individualidade da pessoa, qualquer que seja o cliente alvo, justificou-se a mobilização do Modelo de Sistemas de Betty Neuman como conceção teórica orientadora e integrada numa Filosofia de Cuidados Centrados na Família. Este referencial defende que os clientes são vistos como um todo, cujas partes estão constantemente em interação dinâmica, considerando que existem cinco variáveis que podem ser afetadas no sistema do cliente, por diversos fatores de doença associados aos processos de saúde-doença.
O presente relatório, como produto final de um percurso, aspira a ser objeto dessa mesma avaliação. A metodologia de trabalho utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva, sustentada na reflexão sobre a prática e evidência científica de enfermagem e de outras disciplinas, mobilizada ao longo da experiência formativa. Pude percecionar ao longo do percurso efetuado que o sistema cliente/família é acometido por diversos stressores, cabendo ao enfermeiro uma preparação adequada para uma prestação de cuidados de grande complexidade. As atividades desenvolvidas proporcionaram a aquisição de conhecimento aprofundado em enfermagem de saúde infantil e pediatria, e habilidades para uma prestação de cuidados de nível avançado, numa lógica de cuidado humano e holístico.
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2016, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem pediátrica Criança Emoções Gestão das emoções Família
