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Desenvolvimento de um Algoritmo de Cálculo das Forças de Froude-Krylov e de Difração
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Paulo Alexandre Marques Pires da | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Miguel Ângelo Pereira Bento | |
dc.contributor.author | Constâncio, Marcos Nuno Balixa | |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T11:00:58Z | |
dc.date.available | 2021-11-26T11:00:58Z | |
dc.date.issued | 2021-09 | |
dc.description.abstract | A análise do comportamento de um navio no mar é uma das grandes áreas de conhecimento na Arquitetura Naval, permitindo mais tarde prever, na medida do possível, o comportamento do navio em ondas. O problema de prever o comportamento do navio é uma tarefa bastante complexa que requer ferramentas computacionais e softwares especí cos de análise. O objetivo deste trabalho consiste na resolução do problema no domínio da frequência da equação da dinâmica do corpo livre exposta de forma ma- tricial. Este trabalho surge na sequência dos trabalhos realizados por Ferreira, S. (2018) e Ramujane, M. (2019), nas suas dissertações de mestrado, onde os métodos bidimensionais (método de Transformação de Lewis e método de Mapeamento ConformeMultiparâmetro) foram testados e desenvolvidos para cálculo dos coe cientes de massa acrescentada e amortecimento associados às forças de Radiação. Para obter a informação sobre o comportamento do navio em ondas é também necessário o cálculo das forças de excitação de Froude-Krylov e forças de Difração que são responsáveis pela excitação externa do sistema navio em ondas. As forças de Froude-Krylov caracterizam-se pela pressão do uido das ondas incidentes no casco, já as de Difração caracterizam-se pelo escoamento do uido no casco, difratando as ondas. Pretende-se neste trabalho abordar este problema por métodos bidimen- sionais de escoamento invíscido, recorrendo ao uso de métodos de mapea- mento conforme do casco do navio. De entre os métodos clássicos existentes, será abordado o método de Transformação Conforme Multiparâmetro, sendo o efeito tridimensional obtido pelo método da Teoria das Faixas. Outros métodos bidimensionais (método de Transformação de Lewis; método dos painéis 2D ou método de Frank), tridimensionais (método dos Painéis 3D) e Dinâmica de Fluidos Computacional serão abordados no estado da arte para enquadramento do grau de complexidade e evolução no tempo de cadamétodo. O objetivo da dissertação é a implementação de umalgoritmo emMatlab R para o cálculo dessas forças, permitindo ter uma ferramenta simples e barata para obter estimativas iniciais. Por m, o algoritmo criado será validado com dados da literatura, e apli- cado às fragatas da classe Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, por forma a calcular as forças de Froude-Krylov e de Difração. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202783987 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/38060 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Teoria das Faixas | pt_PT |
dc.subject | Mapeamento Conforme Multiparâmetro | pt_PT |
dc.subject | Força de Froude-Krylov | pt_PT |
dc.subject | Força de Difração | pt_PT |
dc.subject | Potencial de Velocidade | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de um Algoritmo de Cálculo das Forças de Froude-Krylov e de Difração | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Naval | |
thesis.degree.name | Ciências Militares Navais, na especialidade de Engenharia Naval – Ramo de Mecânica |
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