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Abstract(s)
Purpose: The purpose of this paper is to assess the perception/perspective of quality by the employees in a chemical industry and what factors can affect this perception/perspective. Also, to examine what are the key success factors that assure a successful quality management implementation. An evaluation based on the Oakland Revised model.
Methodology: This investigation covers one chemical industry in Portugal. It operates in the sector of production of surfactants for different purposes. A qualitative methodology was developed to conduct the research, supported on a case study. Data was collected from recorded interviews and from written documentation provided by the company.
Findings: It is concluded that for the implementation of a quality culture within an organization not only the so-called formal aspects, such as rules and regulations, are sufficient. It is necessary that employees are imbued with the importance of quality culture, which is often done informally. In conclusion, formal and informal factors (just as conversations, manuals parallel to formal rules and the exchange of experiences) are crucial for the implementation of a successful quality culture. It was also concluded that the factors: (i) the age of the employee, how long they have worked in the company; (ii) the department they belong to, (iii) seniority in the job, affect the perception/perspective of quality.
Research Implication: This work has theoretical implications by showing that in the process of implementing quality in an organization, standards, regulations, and manuals are not enough. However, the rather informal side of day-to-day business is also important. For example, employee involvement and training are crucial to building a quality culture in a company. This conclusion has practical implications for companies that have ISO standards and are concerned about improving their quality culture.
Originality/Value: There is a gap in the literature regarding the perception/perspective of quality by employees in companies that have ISO standards. This paper surveys the factors that affect the perception/perspective of quality and what are the formal and informal factors that are necessary for an excellent implementation of a quality culture.
Objetivo: O objetivo do presente documento é avaliar a perceção/perspetiva da qualidade pelos trabalhadores de uma indústria química e os fatores que podem afetar essa perceção. Além disso, é também analisar quais os fatores chave de sucesso que asseguram uma implementação bem-sucedida da gestão da qualidade, através do modelo de Oakland revisado. Metodologia: O presente inquérito abrange uma indústria química em Portugal. Esta indústria opera no setor da produção de surfactantes para diferentes fins. Para a realização da investigação foi desenvolvida uma metodologia qualitativa, apoiada num estudo de caso. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas gravadas e de documentação escrita fornecida pela empresa. Conclusões: Conclui-se que, para a implementação de uma cultura de qualidade dentro de uma organização, não são suficientes apenas os chamados aspetos formais, como normas e regulamentos. É necessário que os colaboradores estejam imbuídos da importância da cultura da qualidade, o que muitas vezes é feito de forma informal, no envolvimento diário com as atividades da empresa, na troca de experiências e nas conversas cotidianas. Conclui-se também que os fatores: (i) idade do funcionário e o tempo de trabalho na empresa; (ii) o departamento a que pertencem; (iii) senioridade do cargo, afetam a perceção/perspetiva da qualidade. Implicações na Investigação: Este trabalho apresenta implicações teóricas ao mostrar que num processo de implementação da qualidade numa organização não são suficientes normas, regulamentos e manuais, mas a vertente informal do dia-a-dia da empresa. Por exemplo, o envolvimento entre os colaboradores e ações de formação que são cruciais para a construção de uma cultura da qualidade numa empresa. Esta conclusão é muito importante e gera implicações práticas para empresas que possuem normas ISO e têm uma preocupação na sua gestão para uma melhora na cultura da qualidade. Originalidade/Valor: Existe uma lacuna na literatura, no que toca à perceção/perspetiva da qualidade pelos colaboradores em empresas que possuem as normas ISO. Este trabalho faz um levantamento dos fatores que afetam a perspetiva da qualidade e que, para uma implementação de cultura da qualidade de forma excelente, são necessários fatores chamados formais e informais.
Objetivo: O objetivo do presente documento é avaliar a perceção/perspetiva da qualidade pelos trabalhadores de uma indústria química e os fatores que podem afetar essa perceção. Além disso, é também analisar quais os fatores chave de sucesso que asseguram uma implementação bem-sucedida da gestão da qualidade, através do modelo de Oakland revisado. Metodologia: O presente inquérito abrange uma indústria química em Portugal. Esta indústria opera no setor da produção de surfactantes para diferentes fins. Para a realização da investigação foi desenvolvida uma metodologia qualitativa, apoiada num estudo de caso. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas gravadas e de documentação escrita fornecida pela empresa. Conclusões: Conclui-se que, para a implementação de uma cultura de qualidade dentro de uma organização, não são suficientes apenas os chamados aspetos formais, como normas e regulamentos. É necessário que os colaboradores estejam imbuídos da importância da cultura da qualidade, o que muitas vezes é feito de forma informal, no envolvimento diário com as atividades da empresa, na troca de experiências e nas conversas cotidianas. Conclui-se também que os fatores: (i) idade do funcionário e o tempo de trabalho na empresa; (ii) o departamento a que pertencem; (iii) senioridade do cargo, afetam a perceção/perspetiva da qualidade. Implicações na Investigação: Este trabalho apresenta implicações teóricas ao mostrar que num processo de implementação da qualidade numa organização não são suficientes normas, regulamentos e manuais, mas a vertente informal do dia-a-dia da empresa. Por exemplo, o envolvimento entre os colaboradores e ações de formação que são cruciais para a construção de uma cultura da qualidade numa empresa. Esta conclusão é muito importante e gera implicações práticas para empresas que possuem normas ISO e têm uma preocupação na sua gestão para uma melhora na cultura da qualidade. Originalidade/Valor: Existe uma lacuna na literatura, no que toca à perceção/perspetiva da qualidade pelos colaboradores em empresas que possuem as normas ISO. Este trabalho faz um levantamento dos fatores que afetam a perspetiva da qualidade e que, para uma implementação de cultura da qualidade de forma excelente, são necessários fatores chamados formais e informais.
Description
Keywords
Quality Management Total Quality Management ISO´s Oakland Revised Model Case study