Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Da criatividade à escrita criativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ELIZABETE_CARNAZ.pdf2.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho pretende dar resposta à problemática do desenvolvimento da escrita criativa nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi criada uma estratégia ―Oficina de Sala de Aula ‖, em que após a realização, os trabalhos eram apresentados pelos alunos à turma, havendo no final recurso à autoavaliação de todas as atividades de escrita. Foi passado aos alunos um questionário antes de iniciarem as atividades acima referidas, que foi repetido no final das mesmas. Depois dos trabalhos produzidos, foram analisados e comparados os resultados dos dois questionários distribuídos aos respondentes, de forma a dar resposta ao problema formulado: “Será que existem exercícios específicos para o desenvolvimento da escrita criativa em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A estratégia escolhida foi testada junto de uma turma de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1ºCEB do Tojeiro. Estamos a lecionar este grupo pela primeira vez e trata-se de crianças que provêm de um meio familiar com poucas habilitações. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três meses. Depois de realizada a investigação foi possível concluir que a escrita criativa em alunos do 1º ciclo pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade. Esta investigação permitiu-nos, ainda, constatar que através dos trabalhos realizados e apresentados pelos próprios alunos na turma ou em outros contextos, eles desinibem-se e incentivam-se procurando melhorar a sua escrita. Esta prática faz com que os alunos analisem melhor a sua escrita e a dos outros, com o objetivo de evoluir na sua própria criatividade.

Description

Keywords

Escrita Criativa Enriquecimento da Linguagem Desenvolvimento da Criatividade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue