Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Literacia em saúde mental e consumo de substâncias em estudantes de enfermagem. Um estudo Descritivo-Correlacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Original Finalissima_24 março.pdf1.5 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: A crescente preocupação com o consumo de substâncias entre jovens adultos, especialmente entre os estudantes da área da saúde, destaca a necessidade de investigar este fenómeno no contexto do ensino superior. Neste contexto, a literacia em saúde mental surge como uma ferramenta basilar na promoção do conhecimento, prevenção e tratamento de problemas relacionados com a saúde mental. Objetivo Geral: Analisar a relação entre o nível de literacia em saúde mental e o consumo de substâncias em estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Metodologia: Estudo transversal, descrito-correlacional, com uma amostra não probabilística por conveniência de 127 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Português. A colheita de dados ocorreu entre abril e maio de 2024, através de um questionário online: dados sociodemográficos; Questionário de Conhecimento de Saúde (QCSM) e a Escala The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST). O tratamento e análise de dados foi realizado através do Software SPSS® versão 29, utilizando estatística descritiva e inferencial. O estudo obteve o parecer favorável de uma comissão de ética. Resultados: Obteve-se uma amostra com idades entre os 18 e 42 anos, predominantemente feminina (77,20%), e cerca de 22,8% dos estudantes já recebeu um diagnóstico de saúde mental. A média obtida no QCSM foi de 47,40 (+3,78), revelando níveis mais elevados consoante avança no ano de curso (≤0,001) e nos estudantes que já frequentaram as unidades curriculares teóricas de prática de saúde mental (≤0,001). A ASSIST, atesta que as substâncias mais consumidas nos últimos três meses foram o álcool (84,30%), tabaco (42,50%), ansiolíticos/sedativos (22,00%), e cannabis (21,30%). As correlações positivas mais fortes, foram entre o álcool e tabaco (r = 0,713; p ≤ 0,001), álcool e a cannabis (r = 0,681; p ≤ 0,001) e tabaco e cannabis (r = 0,605; p ≤ 0,05). Os resultados indicaram que não há uma relação significativa entre a literacia em saúde mental e o uso de álcool, tabaco, cannabis e ansiolíticos/sedativos entre os estudantes de enfermagem, com correlações que variaram de r = -0,094 a 0,05. Conclusão: A literacia em saúde mental não surge associada aos padrões de uso de substâncias entre os participantes deste estudo. Estes resultados destacam a necessidade de investigações adicionais para validar os resultados e explorar outros fatores que possam influenciar o consumo de substâncias entre os estudantes de enfermagem.
Introduction: The growing concern about substance use among young adults, especially among health students, highlights the need to investigate this phenomenon in the context of higher education. In this context, mental health literacy emerges as a key tool in promoting knowledge, prevention and treatment of mental health problems. General Objective: To analyse the relationship between the level of mental health literacy and substance use among students on the Nursing Degree Course. Methodology: A cross-sectional, descriptive-correlational study with a non-probabilistic convenience sample of 127 nursing undergraduate students from a Portuguese higher education institution. Data collection took place between April and May 2024, through an online questionnaire: sociodemographic data; Health Knowledge Questionnaire (QCSM) and The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) Scale. The data was processed and analysed using SPSS® version 29 software, using descriptive and inferential statistics. The study obtained a favourable opinion from an ethics committee. Results: We obtained a sample aged between 18 and 42, predominantly female (77,20 per cent), and around 22,8 per cent of the students had already received a mental health diagnosis. The mean score on the QCSM was 47,40 (+3,78), showing higher levels as the year progressed (≤0,001) and in students who had already attended theoretical curricular units on mental health practice (≤0,001). ASSIST shows that the substances most consumed in the last three months were alcohol (84,30 per cent), tobacco (42,50 per cent), anxiolytics/sedatives (22,00 per cent) and cannabis (21,30 per cent). The strongest positive correlations were between alcohol and tobacco (r = 0,713; p ≤ 0,001), alcohol and cannabis (r = 0,681; p ≤ 0,001) and tobacco and cannabis (r = 0,605; p ≤ 0,05). The results indicated that there is no significant relationship between mental health literacy and the use of alcohol, tobacco, cannabis and anxiolytics/sedatives among nursing students, with correlations ranging from r = -0,094 to 0,05. Conclusion: Mental health literacy does not appear to be associated to substance use patterns among the participants in this study. These results highlight the need for further research to validate the findings and explore other factors that may influence substance use among nursing students.

Description

Keywords

Literacia em Saúde Mental Consumo de Substâncias Estudantes do Ensino Superior Enfermagem.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence