Repository logo
 
Publication

Sistemas de gestão da qualidade em instituições de ensino superior: questões de implementação

dc.contributor.authorPires, A.M.R.
dc.contributor.authorLourenço, Rodrigo Teixeira
dc.date.accessioned2022-02-10T11:54:00Z
dc.date.available2022-02-10T11:54:00Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractAs experiências disponíveis na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em Instituições de Ensino Superior (IES) eviden- ciam grandes dificuldades, pelo menos, na gestão dos processos chave de ensino e aprendizagem, ficando muitas vezes confinadas aos processos de suporte. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a abordagem escolhida pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), na concepção e implementação de um SGQ. Para o efeito, foi seguida uma abordagem por processos (Pires e Lou- renço, 2010). Em primeiro lugar, é estabelecido um quadro teórico e conceptual, o qual aju- dou a esclarecer abordagens e a justificar prioridades. Alguns conceitos, difi- culdades e mitos são identificados e caracterizados. Em segundo lugar, é tipificada uma abordagem, para a implementação de um SGQ, apoiada na experiência recente do IPS, não tendo, no entanto, a preo- cupação de a descrever de forma próxima, mas sim a preocupação de ser útil a outras IES. Por último, são apresentadas algumas conclusões sobre o percurso, bem como adiantadas recomendações.pt_PT
dc.description.abstractCurrent experiences in Quality Management System (QMS) imple- mentation in higher education institutions (HEIs) have demonstrated huge diffi- culties in managing the key process of teaching-learning, often at the level of administrative processes. In this paper, the approach to QMS design and implementation in the Poly- technic Institute of Setúbal (IPS) is presented. A process management pers- pective is adopted (Pires & Lourenço, 2010). Firstly, a theoretical and conceptual framework is established which helped to select approaches and to justify priorities. Some concepts, difficulties and myths are also identified and characterized. Secondly, an implementation strategy is typified based on the recent expe- rience in IPS, bearing in mind the applicability to other HEIs. Finally, conclusions and some recommendations are presented and discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPires, A. R., & Lourenço, R. (2011). Sistemas de gestão da qualidade em instituições de ensino superior: Questões de implementação. TMQ – Qualidade, 2, 251-273.pt_PT
dc.identifier.issn2183-0940
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39290
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectProcessospt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.subjectChangept_PT
dc.subjectProcessespt_PT
dc.titleSistemas de gestão da qualidade em instituições de ensino superior: questões de implementaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRamos Pires
person.familyNameLourenço
person.givenNameAntónio Manuel
person.givenNameRodrigo
person.identifier.ciencia-id731B-0006-1D34
person.identifier.ciencia-id701B-9122-85DF
person.identifier.orcid0000-0003-2254-7202
person.identifier.orcid0000-0002-8607-0776
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication00c486b4-3cbd-4d9e-b861-6f00ba76ec03
relation.isAuthorOfPublication8b5e5920-8568-4098-933e-179983897717
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00c486b4-3cbd-4d9e-b861-6f00ba76ec03

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ed2_251_274.pdf
Size:
137.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format