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Abstract(s)
O presente relatório final visa apresentar as atividades desenvolvidas no domínio da leitura e escrita, nomeadamente, a consciência fonológica e habilidades fonémicas no 1.º ano do 1.º CEB, integrado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo também procurou verificar qual o impacto do desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita. Relativamente à estrutura, está estruturado em três capítulos, o primeiro capítulo refere-se à revisão da literatura, o segundo capítulo diz respeito à metodologia e no terceiro capítulo apresenta-se a descrição e interpretação dos resultados.
O primeiro capítulo refere-se à revisão da literatura e aos respetivos quadros teóricos. No segundo capítulo apresenta-se aspetos ligados ao tipo de estudo em questão, sendo um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de investigação-ação, bem como a caracterização da amostra, os procedimentos usados e os respetivos instrumentos de recolha de dados que foram aplicados na turma do 1.º ano ao longo das diversas sessões. No terceiro e último capítulo descreve-se o processo de análise e interpretação dos dados obtidos bem como as conclusões, limitações do estudo e linhas para futuros estudos.
