Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
292.95 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A conjuntura atual onde as organizações se inserem colocou novos desafios aos
gestores públicos, a quem se impõe eficiência, eficácia, economia e transparência. A
informação financeira produzida até então configurava-se claramente insuficiente, pelo que
novos mecanismos de gestão se tornaram prementes.
A Reforma da Administração Financeira do Estado, procurando dinamizar o Setor
Público neste novo contexto organizacional, estatui reformas de fundo, de onde se destaca
a obrigatoriedade de adoção do Plano Oficial de Contabilidade Pública e de organizar
uma contabilidade analítica, como instrumento para avaliação da gestão e de apoio à
tomada de decisão.
A contabilidade analítica, para ser potenciada, tem de ser desenhada consoante as
necessidades de informação da organização. Neste contexto, a presente investigação
pretende desenhar o modelo conceptual para cálculo do custo do aluno da Academia da
Força Aérea, a implementar no módulo de contabilidade analítica do Sistema Integrado de
Gestão da Defesa Nacional.
A pesquisa efetuada teve como referência o método de investigação em Ciências
Sociais proposto por Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt. Partindo de uma questão
central, que origina algumas perguntas derivadas, procuram-se respostas através da
formulação, exploração e teste de hipóteses.
Foram identificados como objetivos da informação relativa ao custo do aluno da
Academia da Força Aérea, conhecer o custo real do aluno, calcular indemnizações a pagar
ao Estado, por militares abatidos ao QP, a seu pedido, antes de cumprido o tempo mínimo
de serviço efetivo e definir os preços a adotar em situações de cooperação na área de
ensino com outros Ramos das Forças Armadas ou com países estrangeiros.
Dos objetivos delineados resultam dois custos distintos, o custo real do aluno,
onde todos os custos são considerados como concorrentes para o cálculo do custo do aluno,
utilizando-se o sistema de custeio ABC, e o custo do aluno para cálculo de indemnizações
e definição de preços, onde são expurgados os custos associados às capacidades não
utilizadas (vagas não preenchidas), aplicando um coeficiente de imputação racional aos
custos fixos obtidos pelo sistema de custeio ABC.
O módulo de contabilidade analítica do Sistema Integrado de Gestão da Defesa
Nacional permite obter estes dois custos, respondendo aos requisitos de informação da
Força Aérea Portuguesa, a quem cabe a responsabilidade pela sua efetiva exploração, com
vista a uma gestão efetiva da Academia da Força Aérea. Abstract: The current state of affairs where the organizations are inserted offers new
challenges to the public managers, on whom there is imposed efficiency, economy and
transparency. The financial information produced up to now has clearly been insufficient,
therefore new management methods became of utmost importance.
The Reform of the State Financial Administration, aiming to boost the Public
Sector within this new organizational context, establishes core reforms, amongst which the
mandatory Official Plan for Public Accounting adoption and the implementation of cost
accounting as a management evaluation and decision making tool stand out.
To achieve its full potential, cost accounting shall be molded to the organization
information needs. In this context, this research intends to create the conceptual model for
computation of the Air Force Academy’s student cost, to be implemented in the cost
accounting module of the National Defence Management Information System.
As a reference to this paper, the Social Sciences research method proposed by
Raymond Quivy and Luc Van Campenhoudt was used. Starting from a central issue, from
which other derived questions originate, answers are sought through formulation,
exploration and subsequent test of hypothesis.
The following were identified as goals to the information on the cost of the Air
Force Academy student: to know the student’s real cost, compute State permanent furlough
compensations, and definition of the amounts due in case of cooperation with other armed
forces branches or foreign countries.
Two distinct costs result from the above defined goals: the student’s real cost,
where all costs are considered as concurring for the student cost computation, using the
Activity Based Costing system, and the student cost for computation of State
compensations and cooperation amounts due, where the costs relative to the non-used
capabilities are excluded, applying the respective rational share to the fixed costs derived
from the ABC cost system.
The cost accounting module of the National Defence Management Information
System enables the computation of these two costs, fulfilling the Portuguese Air Force
information requirements, being the responsible entity for its effective exploitation, in view
of an effective management of the Air Force Academy.
Description
Keywords
Contabilidade Analítica Controlo de Gestão Custos Custo do Aluno Informação Financeira Modelo Conceptual Plano Oficial de Contabilidade Pública Reforma da Administração Financeira do Estado Sistema de Custeio Sistema Integrado de Gestão da Defesa Nacional Tomada de Decisão