Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A eletricidade em uma unidade de ensino potencialmente significativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Revista_Ciencias___Ideias.pdf558.6 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo objetivou descrever as etapas de construção e validação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do tema Eletricidade com foco na aprendizagem significativa dos estudantes. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e de natureza pura e aplicada. A UEPS foi elaborada para ser aplicada na 3ª Série do Ensino Médio. O estudo contou com a participação de 49 estudantes e foi conduzido ao longo de nove aulas em três turmas de uma escola pública parceira. Para descrição e análise dos dados utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que o processo de validação da proposta foi essencial para a reflexão pedagógica e inclusão de sugestões de alterações visando tornar a UEPS mais adequada ao contexto formativo dos estudantes. A UEPS proposta abarcou diferentes estratégias para promoção da participação ativa dos estudantes nas aulas. Assim, foi relevante o uso da música, do jogo e de outros elementos lúdicos na UEPS. Também se ressalta que a proposição de um trabalho final “aberto” possibilitou aos estudantes liberdade e autonomia com bons resultados em termos de aprendizagem. Conclui-se que o uso da UEPS no Ensino de Física, aplicada ao Ensino Médio, pode potencializar o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos estudantes sobre o tema Eletricidade.
The aim of this study was to describe the stages of construction and validation of a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) for teaching the electricity with a focus on meaningful learning students. This is a qualitative study of a pure and applied nature. The PMTU was designed to be applied in the 3rd grade of secondary school. The study involved 49 students and was conducted over nine lessons in three classes at a partner public school. A qualitative and quantitative approach was used to describe and analyze the data. Based on the results obtained, it was concluded that the process of validating the proposal was essential for pedagogical reflection and the inclusion of suggestions for changes aimed at making the PMTU more appropriate to the students' educational context. The proposed PMTU included different strategies to promote active student participation in class. Thus, the use of music, games and other playful elements in the PMTU was relevant. It should also be noted that the proposal of an “open” final assignment allowed students freedom and autonomy, with good results in terms of learning. The conclusion is that the use of PMTU in physics teaching, applied to secondary education, can enhance the development of meaningful student learning on the subject of electricity.
El objetivo de este estudio fue describir las etapas de construcción y validación de una Unidad de Enseñansa Potencialmente Significativa (UEPS) para la enseñanza de la asignatura de electricidad con un enfoque en el aprendizaje significativo de los estudiantes. Se trata de un estudio cualitativo de carácter puro y aplicado. La UEPS fue diseñada para ser aplicada en el 3º curso de secundaria. En el estudio participaron 49 alumnos y se llevó a cabo a lo largo de nueve ecciones en tres clases de un colegio público asociado. Se utilizó un enfoque cualitativo y cuantitativo para describir y analizar los datos. A partir de los resultados obtenidos, se concluyó que el proceso de validación de la propuesta fue esencial para la reflexión pedagógica y la inclusión de sugerencias de cambios destinados a hacer el UEPS más adecuado al contexto educativo de los alumnos. La UEPS propuesta incluyó diferentes estrategias para promover la participación activa de los alumnos en clase. Así, el uso de música, juegos y otros elementos lúdicos en el UEPS fue relevante. También hay que destacar que proponer un trabajo final «abierto» dio libertad y autonomía a los estudiantes, con buenos resultados en términos de aprendizaje. La conclusión es que el uso de UEPS en la enseñanza de la física, aplicada a la educación secundaria, puede potenciar el desarrollo de un aprendizaje significativo de los alumnos sobre el tema de la electricidad.

Description

Keywords

Ciências da Natureza unidade de ensino potencialmente significativa ensino de Física

Pedagogical Context

Citation

Solino, E. G. C., Valente, S., Carvalho, P. S. de, & Miranda, S. do C. de. (2025). A ELETRICIDADE EM UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162635. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2635

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License

Altmetrics