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Prevenção dos problemas ligados ao álcool numa população estudante de Lisboa

dc.contributor.advisorVarandas, Maria de Lourdes
dc.contributor.authorMaligno, Ana Teresa Pedra Afonso
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:12Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:12Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionMestrado, Enfermagem Comunitária, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractA evidência demonstra que os consumos de álcool são um facto globalmente enraizado. A adolescência é considerada uma fase propícia ao início deste comportamento em que as consequências inerentes podem eventualmente comprometer o presente e futuro destes jovens. Impõem-se medidas preventivas e de promoção de saúde como forma de consciencializar e capacitar esta população face a este problema. Neste contexto e no âmbito do II Mestrado de Enfermagem de Natureza Profissional – Área de Especialização em Enfermagem Comunitária da ESEL, procedemos ao desenvolvimento e implementação de um Projecto de Intervenção Comunitária. Este, foi realizado no ACES II Lisboa Oriental, enquadrado no Programa de Saúde Escolar, e teve como objectivo contribuir para a literacia em saúde, prevenindo os problemas ligados ao consumo de álcool. A população fora os adolescentes a frequentar o 7º ano de escolaridade, num total de 41 alunos, de um Centro de Educação e Desenvolvimento de Lisboa. A metodologia utilizada foi o Processo de Planeamento em Saúde, e o Modelo da Promoção de Saúde de Nola Pender constituiu-se basilarmente como referencial teórico norteador. Para o diagnóstico de situação, aplicámos o Questionário Sobre Consumos de Bebidas Alcoólicas na População Juvenil (Barbosa, 1990) aos alunos que aceitaram participar no projecto e que obtiveram autorização dos encarregados de educação para esse efeito. Através de um processo de Comparação por Pares, identificámos o défice conhecimentos sobre o consumo de álcool e riscos inerentes como problemas prioritários. Tratando-se de uma intervenção ao nível primário em setting escolar, optou-se por uma metodologia de intervenção dirigida a grupos, em que a estratégia eleita foi a Educação para a Saúde considerando os diferentes domínios da aprendizagem. A avaliação da intervenção, de acordo com os indicadores de processo e actividade, sugere alterações significativas ao nível das cognições, o que nos leva a admitir futuros ganhos em saúde na população abrangida.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16103
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectAdolescente
dc.subjectConsumo de bebidas alcoólicas
dc.subjectPromoção da saúde
dc.subjectEducação em saúde
dc.subjectEnfermagem em saúde comunitária
dc.subjectRelatórios de estágio
dc.subjectServiços de saúde escolar
dc.titlePrevenção dos problemas ligados ao álcool numa população estudante de Lisboa
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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