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Prevenção dos problemas ligados ao álcool numa população estudante de Lisboa
dc.contributor.advisor | Varandas, Maria de Lourdes | |
dc.contributor.author | Maligno, Ana Teresa Pedra Afonso | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:12Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:12Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem Comunitária, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | A evidência demonstra que os consumos de álcool são um facto globalmente enraizado. A adolescência é considerada uma fase propícia ao início deste comportamento em que as consequências inerentes podem eventualmente comprometer o presente e futuro destes jovens. Impõem-se medidas preventivas e de promoção de saúde como forma de consciencializar e capacitar esta população face a este problema. Neste contexto e no âmbito do II Mestrado de Enfermagem de Natureza Profissional – Área de Especialização em Enfermagem Comunitária da ESEL, procedemos ao desenvolvimento e implementação de um Projecto de Intervenção Comunitária. Este, foi realizado no ACES II Lisboa Oriental, enquadrado no Programa de Saúde Escolar, e teve como objectivo contribuir para a literacia em saúde, prevenindo os problemas ligados ao consumo de álcool. A população fora os adolescentes a frequentar o 7º ano de escolaridade, num total de 41 alunos, de um Centro de Educação e Desenvolvimento de Lisboa. A metodologia utilizada foi o Processo de Planeamento em Saúde, e o Modelo da Promoção de Saúde de Nola Pender constituiu-se basilarmente como referencial teórico norteador. Para o diagnóstico de situação, aplicámos o Questionário Sobre Consumos de Bebidas Alcoólicas na População Juvenil (Barbosa, 1990) aos alunos que aceitaram participar no projecto e que obtiveram autorização dos encarregados de educação para esse efeito. Através de um processo de Comparação por Pares, identificámos o défice conhecimentos sobre o consumo de álcool e riscos inerentes como problemas prioritários. Tratando-se de uma intervenção ao nível primário em setting escolar, optou-se por uma metodologia de intervenção dirigida a grupos, em que a estratégia eleita foi a Educação para a Saúde considerando os diferentes domínios da aprendizagem. A avaliação da intervenção, de acordo com os indicadores de processo e actividade, sugere alterações significativas ao nível das cognições, o que nos leva a admitir futuros ganhos em saúde na população abrangida. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16103 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Adolescente | |
dc.subject | Consumo de bebidas alcoólicas | |
dc.subject | Promoção da saúde | |
dc.subject | Educação em saúde | |
dc.subject | Enfermagem em saúde comunitária | |
dc.subject | Relatórios de estágio | |
dc.subject | Serviços de saúde escolar | |
dc.title | Prevenção dos problemas ligados ao álcool numa população estudante de Lisboa | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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