Repository logo
 
Publication

Gestão da prática clínica na NephroCare-Portalegre: Contributos para a integração de estudantes de enfermagem

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorPedro, Adriano
dc.contributor.advisorMonteiro, Francisco
dc.contributor.authorLopes, Rui
dc.date.accessioned2016-09-24T01:50:29Z
dc.date.available2016-09-24T01:50:29Z
dc.date.issued2013-02-19
dc.description.abstractA aprendizagem em contexto de prática clínica, decorre com uma particularidade distinta em relação à aprendizagem formal em sala de aula, uma vez que o contexto social e espacial difere na complexidade de cada uma. A formação em enfermagem, constitui assim, um papel determinante no crescimento do estudante, conferindo-lhe a possibilidade de afirmação profissional, através da estruturação e consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, permitindo-lhe assim, o desenvolvimento de novas competências técnico-práticas, num contexto de ambiente real. De forma a fundamentar todo este processo, torna-se necessário recorrer a um planeamento estratégico, racional e estrutural das acções que foram desenvolvidas. Imperatori (1993: 28), afirma que o planeamento da saúde tem como principais fases do seu processo os seguintes aspectos: o diagnóstico da situação, a definição de prioridades, a selecção de estratégias, a elaboração de programas e projectos, a preparação da execução e a avaliação. Um manual de Integração é um elemento facilitador do processo de acolhimento e integração de novos colaboradores numa determinada organização. Foram reconhecidas melhorias bastante significativas, nomeadamente na estrutura bem organizada e planificação do ensino clínico. Com o Manual de Integração, todos os ensinos clínicos a realizar são uniformes, permitindo assim, uma melhoria dos cuidados prestados pelos estudantespt_PT
dc.description.abstractLearning in the context of clinical practice, due to a distinct characteristic in relation to formal learning in the classroom, since the social and spatial context differs in the complexity of each one. Training for nurses, is thus a decisive role in the growth of the student, giving it the possibility of professional affirmation, by structuring and consolidation of theoretical knowledge acquired in the classroom, allowing you, the development of new technical skills - practices in the context of a real environment. In order to support this process, it becomes necessary to resort to strategic planning, rational and structural measures that have been developed. Imperatori (1993: 28) states that health planning has as its main stages of the process the following aspects: the diagnosis of the situation, prioritization, selection strategies, developing programs and projects, preparing the implementation and evaluation. A Manual Integration is a key facilitator of the process of welcoming and integrating new employees in a particular organization. We recognized very significant improvements, particularly in well-organized structure and planning of clinical teaching. With the Integration Manual, all teaching clinicians to perform are uniform, thus allowing an improvement of care provided by students.pt_PT
dc.identifier.tid201247127
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14846
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.subjectPráticas Clínicas.pt_PT
dc.titleGestão da prática clínica na NephroCare-Portalegre: Contributos para a integração de estudantes de enfermagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ESSTFC480.pdf
Size:
223.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: