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Gravidez na adolescência

dc.contributor.advisorMoreira, Fátima
dc.contributor.advisorBernardo, Deolinda
dc.contributor.authorMarques, Ana Lúcia Mira Policarpo
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:20Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:20Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionMestrado, Enfermagem Comunitária, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractA necessidade do adolescente para explorar, contrastando com a sua imaturidade psicológica, leva-o, geralmente, a assumir comportamentos de risco. Atualmente, a escola é um espaço de vivências emocionais e sociais, que podem estar na base da aquisição de condutas de vida, constituindo-se num lugar propício à implementação de projetos direcionados para a promoção da saúde. Foi desenvolvido um projeto de intervenção, cujo tema foi a prevenção da gravidez não desejada na adolescência, aplicado numa Escola do 3º Ciclo e Secundária, do concelho da Amadora, na qual havia um aumento da prevalência de grávidas e mães adolescentes. O objetivo geral consistiu em contribuir para a capacitação dos alunos do 8º ano da referida escola, através da aquisição de conhecimentos que visem comportamentos preventivos de uma gravidez não desejada na adolescência. Baseou-se na metodologia do Processo de Planeamento em Saúde e esteve alicerçado no Modelo de Promoção de Saúde de Pender (1996). Após diagnóstico da situação e priorização dos problemas, foi formulado um diagnóstico potencial de enfermagem, segundo a NANDA: Risco de comportamentos sexuais inadequados relacionado com défice de conhecimentos referentes à fertilidade feminina e masculina (média de respostas erradas: 69%), métodos contracetivos (16% - o preservativo podia ser reutilizado; 21% - podia ser colocado no momento da ejaculação; numa situação de rutura, 42% apresentaram comportamento desadequado) e serviços de apoio à sexualidade (68% desconheciam). Considerando os problemas identificados, recorreu-se à educação para a saúde e à mobilização de recursos na comunidade. Após a intervenção, verificou-se que os alunos aumentaram os conhecimentos relativos à fertilidade feminina e masculina (média de respostas erradas 33,75%), métodos contracetivos (7,84% - o preservativo podia ser reutilizado; 7,84% - podia ser colocado no momento da ejaculação; em caso de rutura 3,92% apresentaram comportamento desadequado) e serviços de apoio à sexualidade (31,37% continuaram a desconhecer).
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201259311
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16192
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectGravidez
dc.subjectAdolescência
dc.subjectPromoção da saúde
dc.subjectGravidez na adolescência
dc.subjectSaúde escolar
dc.subjectVulnerabilidade
dc.subjectAdolescente
dc.titleGravidez na adolescência
dc.titleprevenção em ambiente escolar
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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Relatório de Estágio - Ana Marques.pdf
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