Repository logo
 
Publication

Imersividade nos videojogos e suas interfaces: potencialidades do reconhecimento de voz

dc.contributor.advisorOrvalho, João Gilberto de Matos, 1962-
dc.contributor.authorCorreia, Daniela Sofia de Andrade
dc.date.accessioned2017-10-20T11:03:29Z
dc.date.available2017-10-20T11:03:29Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste relatório documenta o estudo das potencialidades que a tecnologia de reconhecimento de voz tem quando utilizada nos videojogos, tanto a nível da interface do utilizador como a nível da imersividade, podendo comparar as vantagens e desvantagens desta técnologia. O objectivo desta pesquisa foi perceber porque é que o reconhecimento de voz não é mais utilizado na indústria de videojogos, visto que esta tecnologia não é recente e tem a capacidade de simplificar a utilização de um jogo, diminuindo o lixo visual ao manter a interface mais limpa e tornando o gameplay mais imersivo. Pretendo compreender como e se esta tecnologia consegue realmente melhorar os videojogos e a experiência dos jogadores, tendo por finalidade especificar as situações que aceitam o reconhecimento de voz como solução e aquelas em que esta tecnologia poderá piorar a experiência ao jogador. Através de dois jogos e com a ajuda da participação de dez voluntários, foram feitos testes para entender as dificuldades e obstaculos que o utilizador sente ao utilizar a voz como interacção com o jogo e quais os pontos onde este sentiu melhoria. Com estes testes e pesquisa, descobrimos, ao longo deste relatório, que o reconhecimento de voz é realmente uma tecnologia divertida e que ajuda a solucionar alguns problemas no desenvolvimento de um videojogo, caso este seja bem implementado, tendo criado uma lista de pontos-guia para ajudar a tornar o uso do reconhecimento de voz um sucesso nesta indústria de entertenimento.pt_PT
dc.identifier.tid201731797pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19093
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVideojogos para Computadorpt_PT
dc.subjectReconhecimento de Vozpt_PT
dc.subjectImersividade nos Jogospt_PT
dc.titleImersividade nos videojogos e suas interfaces: potencialidades do reconhecimento de vozpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Human Computer Interactionpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DANIELA_CORREIA.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: