Publication
Imersividade nos videojogos e suas interfaces: potencialidades do reconhecimento de voz
| dc.contributor.advisor | Orvalho, João Gilberto de Matos, 1962- | |
| dc.contributor.author | Correia, Daniela Sofia de Andrade | |
| dc.date.accessioned | 2017-10-20T11:03:29Z | |
| dc.date.available | 2017-10-20T11:03:29Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | Este relatório documenta o estudo das potencialidades que a tecnologia de reconhecimento de voz tem quando utilizada nos videojogos, tanto a nível da interface do utilizador como a nível da imersividade, podendo comparar as vantagens e desvantagens desta técnologia. O objectivo desta pesquisa foi perceber porque é que o reconhecimento de voz não é mais utilizado na indústria de videojogos, visto que esta tecnologia não é recente e tem a capacidade de simplificar a utilização de um jogo, diminuindo o lixo visual ao manter a interface mais limpa e tornando o gameplay mais imersivo. Pretendo compreender como e se esta tecnologia consegue realmente melhorar os videojogos e a experiência dos jogadores, tendo por finalidade especificar as situações que aceitam o reconhecimento de voz como solução e aquelas em que esta tecnologia poderá piorar a experiência ao jogador. Através de dois jogos e com a ajuda da participação de dez voluntários, foram feitos testes para entender as dificuldades e obstaculos que o utilizador sente ao utilizar a voz como interacção com o jogo e quais os pontos onde este sentiu melhoria. Com estes testes e pesquisa, descobrimos, ao longo deste relatório, que o reconhecimento de voz é realmente uma tecnologia divertida e que ajuda a solucionar alguns problemas no desenvolvimento de um videojogo, caso este seja bem implementado, tendo criado uma lista de pontos-guia para ajudar a tornar o uso do reconhecimento de voz um sucesso nesta indústria de entertenimento. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201731797 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/19093 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Videojogos para Computador | pt_PT |
| dc.subject | Reconhecimento de Voz | pt_PT |
| dc.subject | Imersividade nos Jogos | pt_PT |
| dc.title | Imersividade nos videojogos e suas interfaces: potencialidades do reconhecimento de voz | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Human Computer Interaction | pt_PT |
